Qual a Diferença Entre Gordura Boa X Gordura Ruim?

Spartancast
Oct 28, 2015 · 4 min read

Caros espartanos e espartanas, não podemos negar que a palavra gordura está associada a algo ruim em nossa cabeça. Frases do tipo: “estou gordo(a)”, “ que comida gordurosa” ou então “queime gordura!” são comuns em nosso dia a dia e de certa forma incriminam este composto que se consumido de maneira correta em nossa dieta pode ser benéfico para nosso corpo.

Com certeza você já ouviu falar nas famosas classificações dadas aos tipos de gordura. As gorduras boas e as gorduras ruins. Mas o que seria exatamente uma gordura boa? Seria ela um tipo de gordura que deve ser consumida em grandes quantidades? E a gordura ruim? Devemos manter distância e tentar consumir 0%?

Nós do EspartanBlog fomos atrás de informações para desmistificar e tornar esse entendimento mais simples para você, atleta livre e amador! Mas antes, devemos classificar as gorduras da maneira correta:

Gordura saturada

Gorduras saturadas estão presentes especialmente em alimentos de origem animal. Segundo o departamento de saúde da Grã-Bretanha, a recomendação diária de consumo desse tipo de gordura seria de no máximo 30g diários para homens e 20g para mulheres. Esse grupo de gordura é classificado por muitos como gordura ruim, tendo apenas três funções benéficas relevantes que são: formação de hormônios, produção de enzimas e produção de ácidos graxos que são importantes para fornecer energia e ajudar na coagulação do sangue.

Em geral, esse tipo de gordura mantém-se sólida à temperatura ambiente. É importante evitar o consumo excessivo de gordura saturada porque ela ajuda a aumentar o colesterol e favorece o aumento do peso.

Você pode encontrar gorduras saturadas em: manteigas, carnes gordurosas, queijos, salsicha, produtos de panificação.

Gordura insaturada

Gorduras insaturadas estão presentes especialmente em alimentos de origem vegetal, mas se fazem presentes em alguns peixes. São as gorduras “queridinhas” dos nutricionistas e blogueiras fit. Podem ser divididas entre as poli-insaturadas (rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6) e monoinsaturadas (famosas por reduzir o colesterol ruim). Especialistas da área de nutrição recomendam uma dieta com a presença de gorduras insaturadas, que devem ser ingeridas em média por 3 refeições semanais em boa quantidade.

Suas ações de redução do colesterol ruim (LDL) e aumento dos níveis de lipoproteína de alta densidade (colesterol bom) estão entre os benefícios, assim como ser um tipo de gordura que não se concentra apenas na barriga e também auxilia na limpeza de vasos cardíacos.

Você pode encontrar gorduras insaturadas em: Peixes oleosos como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas, óleos vegetais (não aquecidos!), oleaginosas, abacate.

Untitled2
Untitled2

Gorduras trans

Nosso terceiro tipo de gordura pode ser dividido em duas categorias também. As gorduras trans naturais e as gorduras trans artificiais. A diferença dessa gordura é que ela sofre uma alteração química (natural ou industrial) que pode alterar e até mesmo piorar a “qualidade” da gordura. O processo natural ocorre dentro do animal e o industrial em caso de alimentos processados.

Um pouco difícil apontar benefícios desse tipo de gordura, imagine a fama de “vilã” que a categoria das gorduras saturadas possui e multiplique por 2x. Uma dieta rica em gorduras trans pode também levar a altos níveis de colesterol ruim no sangue.

Você pode encontrar gorduras trans em: bolachas doces, biscoitos salgados, pães doces, sorvetes, gorduras hidrogenadas, chocolates hidrogenados, etc.

Em resumo as gorduras não são as vilãs para a nossa saúde e sim as nossas escolhas em relação à elas. Quem está preocupado com a qualidade da alimentação pode introduzir, por exemplo, creme de soja (origem vegetal) ao invés de creme de leite (origem animal) nas preparações. Em calorias não muda muito, mas em qualidade é totalmente diferente. Gorduras boas devem estar presentes todos os dias nas nossas refeições.

Fontes:


Originally published at Spartancast.

    Spartancast

    Written by

    Seja melhor que ontem

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade