Resenha: Ex machina

Estágio Supervisionado
2 min readDec 1, 2017

O filme Ex machina — Instinto artificial levanta questionamentos sobre a vulnerabilidade das nossas informações pessoais através dos algoritmos de mecanismos de pesquisa e sobre o avanço da inteligência artificial.

O enredo gira em torno de 3 personagens, Ava, Nathan e Caleb, sendo essa primeira citada a robô humanoide, Natan o seu criador e Caleb, um funcionário de Nathan que foi selecionada para testar se Ava possui inteligência artificial através do teste de Turing. O teste de Turing tem como objetivo analisar se um robô é capaz de exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano.

No início do filme, Caleb fica fascinado com Ava e uma interação começa a ser formada entre os dois, enquanto trocam informações pessoais buscando o conhecimento mútuo sobre o outro. Em um certo momento de um dos diálogos entre os dois, Caleb conta a Eva sobre a morte dos seus pais, e esta demonstra aparente empatia pela situação do rapaz. Posteriormente esse comportamento dela é justificado, quando seu patrão explica como conseguiu programar uma inteligência artificial que conseguisse ler e duplicar expressões faciais com o auxílio da sua ferramenta, blue book.

No decorrer do filme Ava consegue despertar em Caleb certa afeição por ela. Ao perguntar para ele “ O que vai acontecer comigo se eu não passar no teste ?” e o questionamento em seguida sobre o motivo pelo qual Natan teria o direito de desligá-la, faz o espectador se questionar sobre o valor da vida deste ser.

Caleb se encontra tão próximo de Ava que pretende libertá-la de Natan e o considera cruel pela forma com que ele procede a sua experiência. Quando Natan o confronta ele descobre que o verdadeiro motivo dele ter sido selecionado para o teste, foi apenas para ser cobaia e não o avaliador, visto que Natan queria testar a habilidade de convencimento de Ava e a sua inteligência em fazer o que fosse necessário para alcançar os seus objetivos.

Nesta hora percebemos que o perfil físico de Ava foi minimamente calculado e planejado para atrair e conquistar Caleb através de informações de busca na internet que este fez e Natan teve acesso. Em um outro momento do filme Natan diz que as ferramentas de busca não são um mapa do que as pessoas estão pensando e sim de como as pessoas estão pensando. Assim, não foi difícil descobrir o perfil certo para ganhar a confiança de Caleb e fazê-lo se entregar ao teste, dando a aprovação da qual Natan procurava, pois através das informações coletadas sobre Caleb, foi possível inferir sobre a sua forma de pensar.

Essa reunião de informações sobre Caleb não está longe da nossa realidade, afinal através das nossas buscas na rede, as empresas conseguem estabelecer nosso perfil de interesse e nos apresentar incansáveis propagandas sobre os seus produtos.

--

--

Estágio Supervisionado

MATA039 Equipe 01 — Dúvidas a respeito de estágio? Tire aqui!