Um futebol jogado para poucos, mas com a emoção de muitos

Um estádio lotado com 80 mil torcedores, uma final de campeonato transmitida por todas as emissoras do planeta, grandes jogadores em ação, vale o título de um campeonato mundial, mas enquanto isso um grupo de torcedores assisti uma partida valendo vaga para a quarta divisão de um campeonato. Familiares dos jogadores, sim, amigos próximos, sim, e torcedores apaixonados. Torcedores apaixonados? Sim! Existem coisas que só o futebol explica, ou nem explica. Como podem cerca de 100, 50, torcedores gritarem, apoiarem um clube que nem na divisão principal está? Simplesmente paixão pelo jogo, pelo esporte e pela camisa a qual se vestem e vestem os jogadores.

Você já acompanhou algum jogo com menos de 300 pagantes? É muito divertido, você acaba conhecendo a maioria dos torcedores, e se torna amigo de quase todos (isso sem contar que alguns moram na mesma rua que você ou no mesmo bairro). A partida, por sua vez, acaba ficando um pouco de lado por motivos simples, a torcida é quem comanda o espetáculo. Sim! Aqueles loucos que apoiam e cantam os 90 minutos assistindo há um jogo sem grandes craques, sem grandes times, mas com dois clubes dando o seu melhor. O melhor jogador é aquele jogador que vai cumprimentar a torcida quando a bola para de rolar. Quase me esqueci de mencionar os gramados, que qualidade inexplicável! Você sente a sensação de estar em campo, pois lembram onde jogamos as peladas de finais de semana, os buracos são tão parecidos quanto, a falta de grama e o excesso de areia no ‘tapete verde’ colorem o gramado dessa partida.


A cada jogo e partida que acompanho desses clubes de menores investimentos, vejo que o futebol ainda permanece vivo, vejo o futebol em sua essência e na sua mais pureza forma. É um pouco mais difícil torcer para essas equipes, mas a festa e a emoção é a mesma de quem torce para o Barcelona. Quem vai ao Camp Nou, sente uma emoção gigante quando seu time balança a rede, a mesma sentida em Moça Bonita.

O futebol não é feito somente das partidas envolvendo duelo entre jogadores milionários e de patrocínios valendo ouro. O futebol ainda tem a sua parte pouco nobre, que respira aos poucos e bem devagar, mas ainda transmite as mais variadas emoções.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Thiago Bicego’s story.