O que é ser orador no TEDxPorto?

TEDxPorto
TEDxPorto
Feb 12, 2015 · 3 min read

Subir ao palco do TEDxPorto e partilhar uma ideia com o resto do mundo é uma experiência única. É a nossa ideia, o nosso momento, em frente a mais de mil pessoas em carne e osso e milhares de outras online!

Ao longo de todo o ano, encontramos e acompanhamos dezenas de pessoas que achamos que têm o que é preciso para chegar ao palco do TEDxPorto, mas é nos meses anteriores a cada evento que começamos a enviar convites, sempre com a mesma frase: ‘gostaríamos de explorar a possibilidade de seres orador no TEDxPorto.’ Para chegar a este ponto é porque estas pessoas se distinguiram com algo tão simples quanto uma ideia! Uma ideia capaz de mudar a nossa cidade, o país ou mesmo o mundo e que por isso vale a pena divulgar. Alguns oradores já poderão ter começado a tornar a sua ideia realidade e isso tem imenso valor, porque demonstra investimento e comprometimento para com a tal ideia.

António Muiños no palco do TEDxPorto em 2013

Sim, trata-se de um processo com várias etapas. Procuramos eurekas que valham a pena ser partilhadas com a comunidade. Tentamos perceber se as pessoas que contactamos, além de terem um projeto, uma ideia original, uma história relevante (nunca uma historinha), têm também o entusiasmo necessário para contagiarem o público. Com este trabalho queremos criar ligações que perdurem e “agitem as águas”. Queremos ver mudança. Queremos fazer a diferença.

Apostamos nos talentos portugueses, mas não descuramos enquadramentos exteriores. Afinal, o sonho de mudar o mundo é universal.

E todo este processo requer tempo e dedicação. Nosso… e do orador!

Os oradores mais bem sucedidos conseguem reunir em seu redor simpatizantes e apoiantes. E veem como bem investido o seu tempo na preparação da sua talk. Mais do que ‘enfrentar’ mais de mil pessoas, criam uma viagem ímpar, estendendo a mão ao público, convidando-o a partilhar dessa realidade durante quinze minutos e fazendo-o apaixonar pela sua mensagem!

Mark Boyle, aka The Moneyless Man, no palco do TEDxPorto em 2011.

Além dos temas considerados tradicionais em eventos TED e TEDx — Tecnologia, Entretenimento e Design — estes devem ser oriundos dos vários campos das ciências, sejam elas exatas ou sociais, empreendedorismo, desporto, ambiente e artes em geral, entre muitos outros. Um denominador comum: as talks devem estar diretamente relacionadas com o tema de cada evento.


Apesar do foco nas ideias que podem mudar o mundo, ao longo dos últimos anos os eventos TEDx têm sido associados a talks motivacionais e inspiracionais. Muitos estão repletos de histórias de vida, exemplos arrepiantes que nos fazem repensar e de sucesso contra todas as expectativas. Ou então a partilhar ‘ferramentas’ para desenvolvimento pessoal, como enriquecer ou como gerir melhor o tempo.

Estes são temas que nos afastamos conscientemente. E estilos como coaching e apresentações extremamente encenadas, até recorrendo a técnicas de programação neurolinguística, não chegam ao palco do TEDxPorto. Não porque não lhes reconheçamos valor, mas porque esse não é o conceito TED.


Se, depois de leres este artigo, achares que reúnes as condições necessárias para ser orador no TEDxPorto, ou se conheces alguém que aches que as reúna, faz-nos chegar a tua sugestão, preenchendo o formulário disponível no nosso site em tedxporto.com, na secção de oradores. Todas as sugestões serão analisadas pela equipa de oradores e todas receberão uma resposta. As sugestões dadas após esta data só poderão ser consideradas para edições posteriores.

Para mais informações sobre o nosso evento consulta o nosso site em tedxporto.com. Para participar inscreve-te aqui.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade