Subir ao palco do TEDxPorto e partilhar uma ideia com o resto do mundo é uma experiência única. É a nossa ideia, o nosso momento, em frente a mais de mil pessoas em carne e osso e milhares de outras online!
Ao longo de todo o ano, encontramos e acompanhamos dezenas de pessoas que achamos que têm o que é preciso para chegar ao palco do TEDxPorto, mas é nos meses anteriores a cada evento que começamos a enviar convites, sempre com a mesma frase: ‘gostaríamos de explorar a possibilidade de seres orador no TEDxPorto.’ Para chegar a este ponto é porque estas pessoas se distinguiram com algo tão simples quanto uma ideia! Uma ideia capaz de mudar a nossa cidade, o país ou mesmo o mundo e que por isso vale a pena divulgar. Alguns oradores já poderão ter começado a tornar a sua ideia realidade e isso tem imenso valor, porque demonstra investimento e comprometimento para com a tal ideia.
Sim, trata-se de um processo com várias etapas. Procuramos eurekas que valham a pena ser partilhadas com a comunidade. Tentamos perceber se as pessoas que contactamos, além de terem um projeto, uma ideia original, uma história relevante (nunca uma historinha), têm também o entusiasmo necessário para contagiarem o público. Com este trabalho queremos criar ligações que perdurem e “agitem as águas”. Queremos ver mudança. Queremos fazer a diferença.
Apostamos nos talentos portugueses, mas não descuramos enquadramentos exteriores. Afinal, o sonho de mudar o mundo é universal.
E todo este processo requer tempo e dedicação. Nosso… e do orador!
Os oradores mais bem sucedidos conseguem reunir em seu redor simpatizantes e apoiantes. E veem como bem investido o seu tempo na preparação da sua talk. Mais do que ‘enfrentar’ mais de mil pessoas, criam uma viagem ímpar, estendendo a mão ao público, convidando-o a partilhar dessa realidade durante quinze minutos e fazendo-o apaixonar pela sua mensagem!
Além dos temas considerados tradicionais em eventos TED e TEDx — Tecnologia, Entretenimento e Design — estes devem ser oriundos dos vários campos das ciências, sejam elas exatas ou sociais, empreendedorismo, desporto, ambiente e artes em geral, entre muitos outros. Um denominador comum: as talks devem estar diretamente relacionadas com o tema de cada evento.
Apesar do foco nas ideias que podem mudar o mundo, ao longo dos últimos anos os eventos TEDx têm sido associados a talks motivacionais e inspiracionais. Muitos estão repletos de histórias de vida, exemplos arrepiantes que nos fazem repensar e de sucesso contra todas as expectativas. Ou então a partilhar ‘ferramentas’ para desenvolvimento pessoal, como enriquecer ou como gerir melhor o tempo.
Estes são temas que nos afastamos conscientemente. E estilos como coaching e apresentações extremamente encenadas, até recorrendo a técnicas de programação neurolinguística, não chegam ao palco do TEDxPorto. Não porque não lhes reconheçamos valor, mas porque esse não é o conceito TED.
Se, depois de leres este artigo, achares que reúnes as condições necessárias para ser orador no TEDxPorto, ou se conheces alguém que aches que as reúna, faz-nos chegar a tua sugestão, preenchendo o formulário disponível no nosso site em tedxporto.com, na secção de oradores. Todas as sugestões serão analisadas pela equipa de oradores e todas receberão uma resposta. As sugestões dadas após esta data só poderão ser consideradas para edições posteriores.
Para mais informações sobre o nosso evento consulta o nosso site em tedxporto.com. Para participar inscreve-te aqui.