O pensamento administrativo e seu papel nas organizações

O que é uma organização? Como surgiram as primeiras organizações? Qual a importância das organizações e como elas se mantem atualmente?


Estas são perguntas que nem sempre são feitas por nós, que vivemos em uma sociedade “organizada”, participamos ativamente de diversos tipos de organizações todos os dias e nem ao menos nos damos conta disso. Vivemos e fazemos parte de organizações, contribuímos em parte com diversas delas ao longo de nossas vidas, e muitas das vezes, nem sabemos como elas funcionam.

Segundo sua definição formal, a organização é o ato ou efeito de organizar; estrutura, empresa ou organismo; disposição com a ordem e o método necessários à prossecução de determinado objetivo; disposição com uma estética coerente, considerada agradável. A partir desta definição percebemos pequenos detalhes que nos impulsionam a refletir sobre as organizações que nos cercam. Cada uma delas tem uma determinada hierarquia, uma certa ordem na realização de seus objetivos, e possuem também uma estética coerente com aquilo que almejam.

Podemos dizer então, que uma das primeiras organizações que conhecemos e vivenciamos, é a sociedade em que vivemos. Esta que é estruturada e possui diversos tipos de regras para a convivência dos indivíduos como um todo. As organizações empresariais se espelham na organização da sociedade e transformam as regras em regulamentos, que são elaborados pela autoridade detentora do direito legal da empresa, para assegurar que os procedimentos sejam executados. Este é um dos princípios da burocracia como forma organizacional.

Observando deste modo, percebemos que aonde quer que vamos, o que quer que fazemos, há um líder, seja ele o presidente da república, o gerente da agencia bancária, o CEO[1] de uma grande empresa, o pai de família responsável pela organização da casa. Tudo gira em torno desta hierarquia, da ordem de poder que cada indivíduo tem dentro das sociedades das quais ele participa. E seus subordinados, ou aqueles que estão envolvidos na sua liderança, depositam nele a expectativa da boa gestão, a esperança de que as decisões tomadas por ele sejam coerentes com o interesse de todos os indivíduos participantes da sociedade. Entretanto, é importante ressaltar que esta autoridade exercida, foi conquistada ou elegida, e este líder em questão, poderá ser substituído caso seja incoerente em suas decisões e acabe prejudicando os interesses dos participantes e interessados da organização.

As organizações atuais não estão mais subjugadas a líderes que se impunham por suas características pessoais, como reis, por exemplo. As organizações tem se estruturado para serem capazes de alcançar eficiência e usam a burocracia em suas relações para conseguir atingir esse objetivo. Cada indivíduo teria então sua função definida de acordo com sua competência, bem como direitos e deveres assegurados e delimitados pelas regras e regulamentos estabelecidos.

Com este apanhado de informações começamos a perceber a importância das organizações dentro da sociedade em que vivemos, pois elas irão garantir o papel de cada indivíduo.

Algumas pessoas criticam o sistema das organizações e sua burocracia para a execução de procedimentos, mas cada processo dentro de uma organização foi previamente pensado e testado antes de ser devidamente utilizado. As filas que temos que pegar, o fato de termos que passar pela catraca do ônibus, a organização de documentos necessários para que se possa dar entrada em processos, todos esses fatos, foram analisados para que se pudesse dar início a atividade realizada.

Imagine um mundo onde as pessoas não quisessem pegar fila, onde pensassem que tem a preferência em qualquer lugar? O mundo precisa de ordem, de coerência, e essa ordem encontramos na administração em si. Encontramos, e percebemos que devemos analisar procedimentos antes que estes sejam executados, para que seja feita uma avaliação coerente de como faze-los da forma correta, sem prejudicar nenhum interessado.

A administração atual, vai muito além de alguém responsável por coordenar uma determinada empresa, ou gerir uma atividade. A administração é responsável, por todo o sistema em que vivemos e toda a ordem que encontramos. Ela quem auxilia a todos a agirem coerentemente na busca de seus direitos e interesses, em tudo que é feito no dia a dia das pessoas.

Todas as pessoas deveriam ter um conhecimento básico sobre administração, só assim seriam capazes de compreender que todo o sistema em que vivemos foi feito para que auxiliasse a todos. Assim, seriamos capazes de compreender o motivo dos procedimentos que precisamos realizar na compra de uma casa, por exemplo, o porquê devemos reunir toda a documentação, o porquê devemos comprovar a renda da família entre outras partes dos procedimentos necessários.

Somos administradores de nossas próprias vidas, e deveríamos nos atentar a cada detalhe do que realizamos, para que possamos ser mais sensatos e mais capazes de agir coerentemente com nossos interesses, sem prejuízo tanto para nós quanto para qualquer outra pessoa que esteja envolvida.

A administração e as organizações atuais, vem se mantendo através de inovações e de constantes mudanças para que possam se adaptar a evolução e a agilidade dos acontecimentos em todo o mundo. E isto é extremamente perceptível, pois antes as pessoas deveriam se adaptar a procedimentos, hoje, os procedimentos tem de se adaptar as pessoas. Hoje tudo tem mais agilidade, a comunicação, as informações, o mercado que muda o tempo todo, estamos todos conectados, estamos todos em todos os lugares ao mesmo tempo, sempre uma nova atualização, sempre um novo acontecimento. E a administração, as organizações em si não deixam isso passar, não deixam o mundo seguir, elas não ficam para trás, estão o tempo todo tentando agilizar as informações que recebemos, estão tentando organizar principalmente, nossas vidas.

Acreditamos que cada um é responsável por administrar seu próprio destino, cada um sabe bem a forma como quer inovar e contribuir para o mundo em que estamos vivendo hoje, e somos sim capazes de crescer e aprender com ele todos os dias.


[1] CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.


Autoria: Débora Medeiros de Freitas