A importância dos dados para a Comunicação Digital

TRIO GROUP
3 min readAug 16, 2018

--

Tchau, achismo. Oi,insights assertivos!

Informações fundamentais sobre a sua audiência estão espalhadas por aí, esperando para serem coletadas por você. Mas será que você sabe fazer isso do jeito certo?

Diversos artigos andam circulando pela internet afirmando que os dados são o novo petróleo. O que pode significar que, potencialmente, todos nós podemos estar sentado sob uma mina de ouro. Mas para isso é preciso saber como extrair o dado correto em meio a um oceano de informação.

A coleta e a análise de dados são momentos cruciais para qualquer empresa ou campanha, porque é a partir desses fatos que você poderá criar uma estratégia mais assertiva que vai garantir que sua campanha esteja falando com quem quer te ouvir.

E repare que nos referimos a “fatos”. Porque esse é um dos pontos mais valiosos a respeito da ciência de dados. Não se trata de suposições sobre a sua audiência, opiniões, ideias ou achismos. Dados são fatos. São informações concretas que você pode analisar e a partir disso testar, aprimorar e evoluir a forma como você se relaciona com seu público.

Se mesmo assim ainda não te convencemos da importância de investir em ciência de dados, saiba que mais de 53% dos seus concorrentes já estão usando e tirando proveito disso.

Enquanto você pensa sobre isso, separamos abaixo três reflexões fundamentais sobre a coleta de dados que toda empresa precisa saber.

Dados estão em todo lugar, por isso filtrar é fundamental.

Absolutamente tudo que fazemos conectados gera um rastro digital. Cada curtida, cada comentário, cada foto postado, cada vídeo compartilhado, cada textão debatido. Teoricamente, tudo isso pode se transformar em dados para coleta e análise. Mas nem tudo o que nós fazemos é relevante para sua empresa. Na verdade, muitos de nós nem somos relevantes para você de forma alguma.

Então saiba quem é a sua audiência, com que você quer conversar. Foque. Quem tenta falar com tudo mundo não é ouvido por ninguém.

A coleta de dados bem feita começa antes dos dados serem coletados.

Parece estranho?

Mas é a mais pura verdade e tem tudo a ver com a nossa primeira reflexão.

Definir suas ferramentas e a tecnologia empregada são a melhor forma de garantir uma coleta de dados eficiente. E além disso, saiba o que busca — faça as perguntas certas.

Dados geram um ciclo contínuo de aprimoramento

Isso é fácil entender. Uma vez que você faz uso dos dados de forma correta, sua empresa consegue evoluir e melhorar, atraindo mais engajamento e audiência, o que vai gerar mais dados e assim sucessivamente.

Resumindo?

Sem uma coleta de dados você está brincando de adivinhar. E essa é uma das formais mais fáceis de desperdiçar dinheiro e deixar de lucrar com algo que esteve o tempo todo ao alcance das suas mãos.

Quer colocar em prática essa ideia, mas não sabe por onde começar?

Vem conversar com quem só trabalha assim!

www.triogroup.com.br

contato@triogroup.com.br

--

--

TRIO GROUP
TRIO GROUP

Written by TRIO GROUP

Conectamos marcas e pessoas. A gente cria, realiza e distribui conteúdo para o mundo de hoje: social e multiplataforma. Conteúdo que inspira, informa e diverte.