Porque Fandoms são mais importantes do que você imagina

TRIO GROUP
4 min readSep 26, 2018

--

Se quando você ouve a palavra a primeira coisa que surge em sua mente é um fã clube de pré-adolescentes que gritam histericamente a cada vez que ouvem seu ídolo cantar na televisão, você precisa se atualizar. Com urgência.

Fãs não querem mais apenas adorar seus ídolos em silêncio. E com o empoderamento digital e as redes sociais, eles podem dividir toda a sua devoção por algo ou alguém com milhares (e até milhões) de pessoas.

Seja bem-vindo ao universo do Fandom.

Mas em primeiro lugar, o que é isso mesmo?

Fandom é uma aglutinação das palavras em inglês fan (fã) e kingdom (reino). Podendo ser traduzido então como o Reino dos Fãs.

Com a tecnologia, a proximidade ganha um novo significado, ela não é mais física, e sim criada a partir de um interesse em comum. Você não precisa mais buscar pessoas que gostem das mesmas coisas que você apenas na sua comunidade. Você faz parte do universo digital onde a população mundial inteira é seu vizinho de porta. A distância se tornou irrelevante.

Isso significa que pessoas de diferentes partes do mundo e que tem uma mesma obsessão por uma série, livro, filme, produto ou marca, se encontraram e criaram o seu fã clube digital: o Fandom.

E mesmo dentro de um Fandom há subdivisões de fandoms menores, afinal de contas nem todos os fãs de uma série um ou livro são iguais. Para se diferenciarem e aumentar o sentimento de pertencimento cada fandom possui um nome. Por exemplo, não é possível ser um verdadeiro fã de Harry Potter e nunca ter ouvido falar dos Potterheads.

Agora que você já entendeu o que são fandoms e como funcionam, cabe a você decidir se você vai ignorar essa subcultura que não para de crescer e ou se você vai usar os fandoms a seu favor e a favor da sua marca. E eu já te adianto, você vai querer escolher a segundo opção.

Fandoms não existem apenas dentro do mundo do entretenimento. Eles podem surgir a partir da paixão por um hobby, um esporte, um produto ou uma marca. O que significa que a sua marca já possui um potencial enorme para angariar um fandom apenas por existir. O que você precisa fazer agora é se certificar que ela é cativante o suficiente para merecer a atenção obsessiva que só um fã é capaz de oferecer.

Mas por que você iria querer tem um fandom?

Porque fãs são dedicados. Dedicados a você, a sua marca e a missão de espalhar para o mundo tudo sobre o seu produto ou que você representa. Um fã é muito mais do que alguém que consome o que você oferece. Ele é alguém sempre disposto a fazer mais: compartilhar mais, espalhar mais, participar mais, engajar mais. Além de defenderem a sua marca com unhas e dentes. Fãs são seu porta-voz e seu aliado.

Mas como começar a criar uma comunidade de fãs?

1 — Seja positivo

Nada atrai mais uma pessoa do que uma marca que se posicione de forma inspiradora e positiva. Todo mundo quer ser a melhor versão de si mesmo, então certifique-se de que a sua marca traz sua audiência para mais perto desse objetivo, através de um tom inteligente, otimista e inspirador.

2 — Seja autêntico

Não engaje com sua comunidade de forma automática, copiando e colando a mesma resposta para todos os comentários que receber. Tenha uma voz, um tom e seja genuíno ao se dirigir aos seus fãs.

3 — Dialogue

Hoje em dia as pessoas não mais querem mais apenas consumir o que lhes é oferecido. Elas querem participar. Então ofereça oportunidades para isso. Ouça seu público e responda de volta. Deixe que elas interajam, criando assim um diálogo entre os dois lados.

E saiba usar um fandom mesmo quando você não tiver um.

Foi isso que a Fanta fez quando criou o FunPopFestival by Fanta, um festival para 800 fãs de bandas internacionais, unindo o fandom desses artistas com a marca da Fanta.

Muito mais do que um grupinho de pessoas obcecadas por uma mesma coisa, fandoms se tornaram verdadeiras potencias de engajamento. E os primeiros membros do seu fã-clube já podem estar por aí, te observando de longe. Cabe a você prestar atenção nas pistas digitais que eles andam deixando nas suas plataformas e trilhar esse caminho até o surgimento do seu primeiro fandom.

Construa sua comunidade! TrioGroup

--

--

TRIO GROUP

Conectamos marcas e pessoas. A gente cria, realiza e distribui conteúdo para o mundo de hoje: social e multiplataforma. Conteúdo que inspira, informa e diverte.