Como funciona a moda masculina no e-commerce?

Com a presença do e-commerce cada vez mais forte em nossos hábitos de compra, é comum que alguns setores se destaquem e apresentem boas oportunidades. É o caso da moda masculina, que ainda circula em um cenário com diversas vertentes a serem exploradas.
Uma pesquisa americana, realizada pela Quartz, demonstrou o grande aumento desse setor nos últimos cinco anos. O crescimento anual de vendas é de 17,4%, sendo a categoria que mais cresce entre as vendas online. Setores como sapatos, computadores e gadgets e cosméticos são alguns dos que ficaram para trás.
Sendo assim, pensando em como o mercado brasileiro segue as tendências de fora, já podemos esperar um avanço dessa categoria, que já está marcando presença, mas tende a crescer ainda mais.
Para quem está trabalhando com moda masculina ou pretende entrar nessa turma, separamos algumas dicas importantes:
Conheça bem os homens e questione mais
Assim como em qualquer segmento, é preciso conhecer bem o seu público para fazer um trabalho excelente. Por isso, evite generalizar e realize pesquisas e estudos para delimitar ao máximo as pessoas que se identificam com a sua marca.
É preciso se questionar mais para oferecer diferenciais e fugir dos clichês. Muitos varejistas se apegam a características estereotipadas como um homem ser prático, racional e objetivo. Mas será que todos são assim? Será que o seu público é desse jeito também?
Vale a reflexão e, mais do que isso, a investigação para entender a fundo esse universo e suas necessidades.
Pense nas mulheres
É claro que você precisa focar no seu público-alvo, mas é também importante pensar no universo expandido da sua marca. Nele, com certeza você vai se deparar com elas: as mulheres.
Estudos já demonstraram que em média 25% dos visitantes de um e-commerce de moda masculina são do sexo feminino. Isso porque muitas compram as roupas de seus filhos, maridos e, é claro, presentes para datas especiais.
Por isso, na hora de segmentar seus e-mails ou pensar em estratégias de comunicação não se esqueça de que você também precisa ser atrativo para elas, ok?
Priorize o conteúdo
O conteúdo ainda continua sendo o principal diferencial das novas marcas. É ele que atrai, educa, informa e retém os clientes.
Não tem o que esperar, gerar conteúdo deve fazer parte dos seus planos desde o início, seja em blogs, mídias sociais, na melhoria da usabilidade do seu site e outros pontos de contato.
Defina a voz da sua marca, realize ações que estejam conectadas com o seu posicionamento e seja atual, sempre analisando os dados coletados e obtendo insights.
Entendendo o seu público e seu espaço de atuação fica mais simples ter seu espaço em um cenário em pleno crescimento, como o de moda masculina.
Gostou do artigo? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência.
E se você está buscando oportunidades de atuar online de maneira inovadora e com conteúdo, conheça a Taggli: www.taggli.com
Originally published at www.taggli.com on August 25, 2016.