Como os consumidores estão criando estilos únicos com a moda sustentável

Sempre falamos no Blog Taggli: é preciso acompanhar o comportamento do consumidor. Logo, basta olhar ao redor que veremos uma grande quantidade de novidades surgindo no varejo, e o melhor, que estão sendo recebidas de braços abertos.

Não sabemos se é o produto que se adaptou ao consumidor ou se foi ao contrário, mas é certo que uma geração de pessoas mais conscientes à sua forma de consumir está surgindo. E assim, a moda, considerada vilã do capitalismo toma um novo lugar na sociedade.

Além da quantidade de informações disponíveis na rede, os consumidores agora possuem alternativas para adquirir as peças de roupa que ele mais gosta. São opções criativas, acessíveis e sustentáveis, que têm dado cor ao consumo colaborativo e, por que não, ao meio ambiente?

Veja algumas iniciativas que se jogaram no novo e estão mudando a cara do mercado, na forma de consumir e nos produtos exclusivos que oferecem:

Produtores independentes

De acordo com o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC), “as produções independentes em moda são definidas como um setor estratégico e dinâmico, tanto do ponto de vista econômico como social: suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social”.

E não é só isso o que atrai adeptos, mas também a variedade para consumir produtos diferentes, novos e únicos. Hoje, os produtores independentes estão tomando o seu espaço em lojas colaborativas, feirinhas e redes sociais e estão mudando o cenário da moda, com sustentabilidade e arte.

Aluguel

Outra ideia que tem aparecido nos grandes centros é o aluguel de roupas, bolsas e sapatos. Dessa forma, as empresas oferecem looks especiais para uma ocasião específica, o cliente gasta menos do que gastaria se comprasse novos produtos e as peças são novamente reaproveitadas.

Podemos encontrar esse tipo de serviço em lojas físicas, como a House of Bubbles em São Paulo e também online, como a Dress & Go, focada em peças para festa.

Novos brechós

Os novos brechós nada mais são do que todas as possibilidades que a internet nos oferece para vender e repassar peças usadas. São diversos sites que permitem essa negociação e conectam as pessoas que querem vender com as que querem comprar. É dessa forma que as roupas são reaproveitadas e a reciclagem acontece.

E você? Como tem consumido as suas roupas e estilo? Essas opções são só algumas para encontrar peças diferenciadas, colaborar com o meio ambiente e com o varejo local. Conheça as opções do mercado e aposte em novas atitudes.

A Taggli é um marketplace que vai reunir apenas produtos exclusivos para combinar com o seu estilo de vida. Conheça nosso site e seja um dos primeiros a fazer parte dessa comunidade: www.taggli.com


Originally published at www.taggli.com on May 17, 2016.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.