E-mail marketing: estratégia com multibenefícios

O histórico do e-mail marketing nas estratégias de vendas pode estar um pouco queimado. O mau uso por muitos profissionais, que enchia a caixa de entrada dos clientes com assuntos nada relevantes, explica um pouco disso.

Mas a verdade é que essa continua sendo uma das táticas que mais levam resultados para as empresas. Desde que sejam usados da maneira correta, o que inclui não comprar listas de e-mails, trabalhar conteúdo segmentado e de qualidade e limitar os envios ao bom senso.

Muitos são os benefícios que o bom uso dessa ferramenta pode trazer. Veja alguns:

Tráfego

Enviando e-mails com as novidades do seu negócio e artigos novos em seu blog, o aumento de tráfego é nítido pelos profissionais de marketing. Isso é muito positivo para a marca, já que aumenta a visibilidade dos materiais produzidos e a possibilidade de vendas, sem falar nos usuários que começam a frequentar seus canais com recorrência, melhorando o que falaremos no próximo tópico: relacionamento.

Relacionamento

Os e-mails que estão em sua base são de pessoas que se interessam pelo seu negócio ou tiveram algum contato com sua empresa em algum momento. Dessa forma, é preciso um trabalho constante para que esses contatos não se esqueçam de você.

O e-mail marketing é uma ótima maneira de fazer isso. Nele você pode explorar uma linguagem mais próxima e informal, já que está tratando com um e-mail pessoal, e assim quebrar as barreiras entre empresa e cliente.

Além disso, criando e acompanhando essas interações e resultados é possível compreender em que momento da jornada de compra está o seu consumidor. Se ele é apenas interessado pelos seus conteúdos por conhecimento, se ele tem pretensão de comprar seus produtos e o que falta para isso: mais informação, promoções, facilidade no pagamento? Com o e-mail marketing é possível avaliar essas questões.

Interação nas redes sociais

As redes sociais estão entre os principais canais de comunicação e conteúdo das marcas. Para levar ainda mais engajamento para esses canais, você pode aproveitar o e-mail marketing para divulgar suas páginas ou mesmo fazer promoções que consigam unir essas duas vertentes.

Receita

Por fim, o e-mail marketing com todos os benefícios que pode oferecer também impacta diretamente sua receita. Com melhoria no relacionamento, canais de contato com o cliente e tráfego as suas chances de conversão são maiores.

Trabalhe bem os Call to Actions dentro de seus e-mails marketing e não perca a oportunidade de divulgar ofertas e condições especiais para os contatos da sua lista. Faça com que eles se sintam exclusivos e especiais.

Uma pesquisa recente realizada pela All iN Marketing mostra que na última Black Friday os envios de e-mail marketing subiram 200% e os cliques 10%. O fato só comprova o quanto os empreendedores continuam apostando nessa ideia, que o cliente compra se for bem executada.

Construa o seu calendário de e-mail marketing e comece esse relacionamento com seus clientes. Boas vendas!


Originally published at blog.taggli.com on December 15, 2016.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Taggli’s story.