Quem é você em um jogo de xadrez

Fonte imagem: The Guardian

Dentro do empreendedorismo, é bastante comum passarmos por uma montanha russa em apenas um dia de trabalho. A energia gasta em um empreendimento sem hora para começar ou acabar exige uma dose grande de persistência e disciplina. Essa dupla — persistência e disciplina — tem como objetivo chegar a metas cada vez maiores que, com o tempo, exigirão menos dose de energia do empreendedor. Depois disso, surgirão novos desafios com os quais se terá que lidar.

Empreender, portanto, é uma jornada que não se encerra.

Quando pensamos em empreender ou criar algo do zero, é natural esse gasto extra de energia. Neste ponto, torna-se importante ter foco no objetivo que você quer atingir profissionalmente. Vou simular um jogo de xadrez — seja sincero na resposta à pergunta:

Você prefere ser a pessoa que joga o xadrez ou ser uma das peças do jogo?

Não há melhor ou pior nessa decisão. Você pode querer ser o Rei ou a Rainha — peças mais exclusivas e com maior poder dentro do jogo. Em uma empresa, você estaria dentre os postos mais altos e com maior poder. Já para quem quer ser o jogador, o maior desafio é justamente assumir a posição de se tornar o estrategista, aquele que observa a dinâmica e movimenta as peças. E que faz parte do jogo também.

A responsabilidade é maior, o gasto energético, também. Além disso, as chances de perder são altas — fatores como falta de treino, concentração, local em que você está realizando a partida e, claro, seu adversário — influenciam muito na partida. Embora a dinâmica do jogo não dependa somente de você, se tiver um bom preparo, com a dupla da persistência e disciplina, as chances de você vencer a partida, mesmo com as adversidades, aumentam e muito.