Um novo Modelo de Gestão: A Cultura Startup de trabalho

Um "Modus operandi" que consiste em algumas mudanças significativas na organização de sua empresa visando maior produtividade e satisfação de suas equipes.

Em dias que assistimos séries Online, pedimos "taxi" e comida na palma de nossas mãos e alugamos casas por 1 dia em nossas viagens, notamos que a tecnologia evolui de forma agressiva e várias mentes brilhantes aproveitam disso para criar produtos que solucionam cada dia mais nossos problemas. O que não sabemos ou ainda não colocamos em prática é o modo que essas empresas e suas respectivas equipes operam no dia a dia, que de fato trazem melhores resultados em menor tempo.

As Startups Netflix, Uber, Ifood e Airbnb não fazem sucesso apenas para seus usuários mas também para quem trabalha ou sonha em trabalhar lá, mas por que isso acontece? O que elas tem de diferente de uma multinacional conhecida a décadas além de um app bonito? São várias práticas aplicadas para organizar melhor os setores da empresa, ambiente de trabalho, motivação de seus funcionários e até dar espaço para criação de novos produtos que amanhã poderá ser mais uma fonte de receita da empresa.

  • Equipes pequenas e Independentes: Dentro dos setores da empresa os funcionários são divididos em pequenas equipes, facilitando a distribuição de tarefas e a comunicação entre eles. Além disso as equipes atuam de forma independente para tomar suas decisões aumentando assim a velocidade com que se resolvem os processos. Ou seja, menos hierarquia e maior autonomia.
  • Criar e Testar: A filosofia de trabalho é simples, teve uma ideia? teste ela logo e em curto prazo colha feedbacks suficientes para saber sobre sua continuidade. Em dias que as mudanças nos mercados são cada vez mais disruptivas, não pode-se perde tempo planejando, é criar e testar, sem medo de errar! Como dizem, tempo é dinheiro, e cada dia que você perde é a chance de alguém criar algo melhor e te deixar para trás.
  • Ambiente de trabalho Informal: Deixar seu escritório mais vibrante e aberto, vestuário menos formal e um espaço para descanso tendem a aumentar a produtividade de seus setores e ajuda na retenção de talentos, dificilmente quem trabalha em empresas com essa cultura quer sair. Essa é a idéia de criar um espaço de trabalho Maravilhoso!
https://www.tecmundo.com.br/netflix/60077-visitamos-sede-netflix-vale-do-silicio.htm
  • Novo modelo de Liderança: O tradicional chefe "mandão"perde espaço, é necessário criar um novo perfil de líder onde o grande foco seja nos resultados, mas precisa existir uma preocupação com o bem-estar de sua equipe. Ele precisa fazer a mágica acontecer, e unir essas duas pontas é um grande passo.
  • Valorização do Profissional T-Shaped: Você deve estar pensando o que é isso, certo? Profissional T-Shaped é alguém que combina seus conhecimentos profundos em uma determinada área e adiciona conhecimento abrangentes em outras. Ou seja, é um profissional que, por exemplo, e especialista em Investimentos mas entende razoavelmente bem de política, Direito e Contabilidade. Esse perfil de funcionário é muito bem visto dentro dessas organizações, são eles que em muitas vezes criam novas oportunidades de receita para a empresa. Na Imagem abaixo mostra-se um exemplo disso no caso de um profissional de TI da IBM:
https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/academicbr/entry/o_profissional_mais_valorizado5?lang=en
  • Criar/Inovar para resolver problemas: Uma das coisas interessantes nessas novas empresas é que elas criam produtos para solucionar problemas reais das pessoas. Veja, a Uber além de ajudar a economizar com o transporte privado está acabando com o monopólio de táxi, o Ifood nos tira a dificuldade que tínhamos em sair de casa para comprar comida, que por muitas vezes, fazia com que perdêssemos momentos incríveis com familiares e amigos. Isso são dois exemplos de empresas que crescem absurdamente focadas criar produtos que otimizam nosso tempo por um preço mais justo.

As Startups agora vieram com tudo para virar o jogo, mudar o jeito de trabalhar, trazendo inovação em gestão e valorização de pessoas, afinal são elas que mantém a empresa funcionando. Se você não quer ver sua empresa ser mais uma dessas "Enterradas" por Startups moderninhas, creio que vale a pena olhar com carinho para essas novas práticas e talvez aplicar algumas em seu Negócio.