HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

CAPÍTULO 10: O DIA DAS BRUXAS

Julio Cesar
3 min readJun 23, 2024
Imagem: Vladislav Pantic

Harry e Rony discutem o que poderia ser o objeto misterioso que está escondido em Hogwarts. Rony diz que pode ser valioso ou perigoso. Harry recebe um pacote pelo correio, trazido por algumas corujas. Era uma Nimbus 2000 que havia ganhado da professora Minerva. Enquanto caminhavam pelos corredores do castelo, Harry e Rony encontram Draco, Crabbe e Goyle, e Draco toma o pacote de Harry. Draco identifica que é uma vassoura e diz que Harry vai se ferrar, pois alunos do primeiro ano não podem ter vassouras. Harry, para se vingar de Draco, diz que não é uma vassoura qualquer, é uma Nimbus 2000 e que a vassoura que Draco tem em casa não tem a classe da Nimbus 2000. O professor Flitwick chega, e Draco fala da vassoura de Harry. O professor diz que já sabia e que Minerva já havia lhe falado das circunstâncias especiais em que Harry havia se envolvido. Harry diz que Draco o ajudou a ganhar a vassoura e Harry e Rony saem rindo da cara de raiva de Draco.

À noite, Harry desembrulha o pacote e fica encantado ao ver a vassoura. Depois, vai até o campo de quadribol para que Olívio Wood lhe ensine as regras do jogo e treinar um pouco. Wood sai feliz com o que viu.

Dois meses depois, no dia das bruxas, o professor Flitwick anunciou que os alunos estavam preparados para começar a fazer os objetos voarem. A turma foi dividida em pares e eles aprenderam o feitiço 'Wingardium Leviosa'. O parceiro de Harry, Simas, tentou fazer, mas acabou colocando fogo na pena. Rony, que era dupla de Hermione, não estava conseguindo levantar a pena. Então Hermione disse que Rony estava fazendo errado e resolveu lhe mostrar como se faz. Na saída da aula, Rony diz a Harry que Hermione é um pesadelo. Hermione ouve e passa esbarrando em Rony, depois passa a tarde inteira sem ser vista. Eles ouvem duas alunas dizendo que viram Hermione chorando no banheiro e que queria ficar sozinha, mas esquecem o assunto quando veem o banquete de dia das bruxas.

Durante o banquete, o professor Quirrell entra no salão desesperado e gritando: "Trasgo... Nas masmorras...". O professor Dumbledore pede para que os monitores levem os alunos de volta aos dormitórios de suas casas. Harry e Rony lembram que Hermione estava no banheiro e não sabia que havia um trasgo no castelo. Eles decidem ir até lá para avisá-la. No meio do caminho, avistam Snape indo até o terceiro andar e suspeitam dele. Logo em seguida, encontram o trasgo entrando em uma sala e resolvem trancá-lo lá dentro. Vão embora felizes por terem conseguido prender o trasgo, mas ouvem gritos vindos de dentro da sala e percebem que a sala, na verdade, era o banheiro das meninas e que os gritos eram de Hermione. Eles voltam e entram no banheiro, distraem o trasgo para que Hermione consiga sair, mas ela não conseguia se mexer de tanto medo. Harry então subiu nas costas do trasgo e enfiou a varinha em uma das narinas dele. O trasgo ergueu o bastão para acertar Harry, mas Rony lançou o feitiço Wingardium Leviosa e conseguiu fazer o bastão flutuar. Logo em seguida, o bastão caiu na cabeça do trasgo, fazendo-o desmaiar.

Após a confusão, Minerva, Filch e Quirrell chegam. Minerva estava furiosa, ela começa a dar uma bronca nos meninos, mas Hermione interrompe e se diz culpada. Ela disse que tentou enfrentar um trasgo sozinha (o que era mentira) e foi salva pelos dois. Minerva tira 5 pontos da Grifinória pela travessura de Hermione e dá 5 pontos a Harry e Rony por terem salvo Hermione. A partir daquele momento, Hermione se tornou amiga dos dois. Os três foram para a sala comunal da Grifinória comemorar o resto do dia das bruxas.

--

--

Julio Cesar

27 anos | Londrina-PR | Skoob e Instagram: @thecrazyoficial | resumosdelivrostcz.blogspot.com | Resumos de livros por capítulos