Mais uma?
Aahh a internet! Um meio de se divertir, se informar, se comunicar e, por que não, ter seu próprio negócio, como uma loja virtual, por exemplo.
Para que se tenha uma ideia, hoje, só no Brasil, são aproximadamente 60 mil lojas virtuais que, de acordo com o E-bit, líder em certificação para e-commerce, movimentaram 35,8 bilhões de reais em 2014.
Mas a questão é: como não ser só mais uma?
Pode parecer algo complexo, mas existem alguns passos que podem ajudar a direcionar o sucesso de uma loja! Vamos lá?
Pesquisa e Definição:
Para uma loja dar certo, ela precisa de planejamento; e todo bom planejamento começa com uma boa pesquisa. Pesquise sobre o mercado, sobre seu segmento, seus concorrentes e a estrutura dos grandes e-commerces, etc., para que você possa tomar as melhores decisões.
Feito isso, é hora de pensar no nome para a sua loja. Geralmente um nome simples é o que pega. Submarino, Fastshop e Saraiva são bons exemplos.
E não se esqueça que, para deixar tudo mais profissional, sua loja precisará de um logotipo.
Estrutura e Tecnologia:
Mais do que um visual agradável e um site bem estruturado, a tecnologia utilizada no desenvolvimento do seu site é um ponto importante, responsável, inclusive, pela credibilidade da sua loja.
No layout, nada de extravagâncias. Lembre-se que “menos é mais” e que quem deve ganhar destaque são os produtos. As seções da loja e os itens vendidos devem estar acessíveis aos clientes de forma fácil e rápida. Quanto menos cliques para encontrar algo, melhor!
Para a tecnologia utilizada no site, pense nas plataformas de desenvolvimento, hospedagem do site e, principalmente, segurança; tanto para você que está vendendo quanto para quem está comprando.
Preço, Produto e Logística:
Uma loja virtual de sucesso não é só feita de bons preços; a clareza como esses valores são apresentados também é fundamental.
A variedade de produtos é outro fator a ser levado em conta. De acordo com uma pesquisa da Big Data Corporation, publicada no E-commerce News, “50% das lojas oferecem menos de 10 produtos” ao consumidor.
Item não menos importante (pelo contrário), a logística para entrega dos seus produtos deve ser um ponto de muita atenção, pois nada mais desagradável do que comprar um produto e ele não ser entregue ou atrasar, não é? Para que isso não aconteça, adote planilhas ou softwares a fim de controlar e organizar suas demandas, seja no envio através de transportadoras ou Correios.
Divulgação e Sucesso
Loja no ar. Eba! Mas por que ainda não vende como eu esperava?
Existe um ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. Sem divulgação, os consumidores não saberão da existência da sua loja, por isso, invista em divulgação.
Não estamos falando, não por enquanto, de valores milionários e propagandas em grandes emissoras de TV. As redes sociais e o Google AdWords são maneiras baratas (se não gratuitas) de mostrar, para quem quer comprar, que você tem o que vender!
Sucesso!