Marvel’s Spider-Man — Seria esse o game perfeito do Aranha?

Matheus Cabral
Aug 31, 2018 · 4 min read
Esse novo uniforme é fenomenal!

O que eu conheço do Homem-Aranha vem diretamente dos filmes e desenhos animados que fizeram parte do minha infância. Claro que os games do Cabeça de Teia sempre estiveram presentes durante minhas jogatinas, sendo na maioria das vezes títulos de qualidade duvidosa. Foi que em meados de 2016 com a E3 se aproximando, rumores de que a Sony estaria para anunciar um game exclusivo do personagem corria solto pela internet, e claro que minha animação estava no alto. E foi exatamente isso que aconteceu na conferência da Sony daquele ano (a mesma de God of War) antes da feira abrir as portas, o game era real e seria produzido pela Insomniac Games (Spyro, Ratchet and Clank, Sunset Overdrive), o que deixou todos os fãs extremamente hypados pelo título.

A grande verdade é que quando pensamos em jogos atuais de super-herói, a série Arkham e Injustice são as referências (até mesmo Marvel vs Capcom se queimou com Infinite), ou seja, games baseados no universo da DC Comics. Já os da Marvel sempre ficaram meio sombrios, recebendo alguns jogos para smartphones e poucos títulos de seus personagens para os consoles. É interessante lembrar que quando o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) estava ainda sendo construído com os filmes solos, a Casa das Ideias arriscou alguns jogos de seus personagens (Homem de Ferro, Capitão América, Thor), e nenhum deles vingou.

A Insomniac tem um bom peso nas costas, mas também um ótimo histórico como desenvolvedora.

Já a série Arkham é um sucesso, tendo quatro games (sendo um deles não produzido pela Rocksteady, mas de boa qualidade) a Warner conseguiu trazer o Batman em um jogo AAA. E claro, a adaptação do personagem é 100% perfeita, todo o universo dos quadrinhos foi transportado para os consoles, a essência do personagem estava lá. Claro que a jogabilidade também ajudou no sucesso, e seu sistema de combate frenético e viciante foi utilizado depois em diversos outros games virando uma grande referência em matéria de jogos de super-herói.

Apesar de tudo, o Aranha também teve alguns bons jogos. Lembro de jogar Spider-Man 2: Enter Electro do PS1 e achar tudo aquilo maravilhoso, era uma sensação tão boa controlar o personagem. Passamos então pelas adaptações dos filmes de Sam Raimi (que tem Spider-Man 2 como um dos melhores), pelo Ultimate Spider-Man (baseado nos quadrinhos de mesmo nome) e nos títulos da Beenox, com Spider-Man Shattered Dimensions, Edge of Time e dos filmes com Andrew Garfield.

A cidade de NY esconde algumas referências ao universo Marvel.

Então a Insomniac Games tem a missão de colocar o Aranha nos consoles de modo que o personagem e seu envolto seja mantido em essência. E de acordo com os trailers mostrados até agora, eles conseguiram. Os produtores e roteiristas fugiram do que foi feito com Peter Parker nos filmes mais recentes, o herói em Marvel’s Spider-Man já está na ativa faz 8 anos. Então podemos esperar um Aranha mais maduro e experiente no combate ao crime. Os desenvolvedores também batem na mesma tecla em entrevistas: “Queremos mostrar a dualidade da vida de Peter Parker”, ou seja como ele se relaciona com seu entorno sendo o Homem-Aranha e tendo que enfrentar problemas pessoais.

Na verdade isso foi o que sempre me encantou no herói. É fácil se indentificar com um jovem que precisa lidar com o emprego, com contas para pagar, com problemas pessoais reais. Tudo isso faz Peter Parker mais humano, enquanto ainda uniformizado ele consegue lidar com homens lagartos, alienígenas parasitas e duendes loucos. O próprio Peter (sem o uniforme) será jogável no game, além de Mary Jane, o que reforça os comentários dos desenvolvedores.

Falta uma semana para Marvel’s Spider-Man estar disponível nas lojas, com promessas do melhor game do personagem, com um uniforme criado para o game (inclusive que design sensacional) e um universo tirado e adaptado das HQs. Esperemos que seja equiparável com a série Arkham, pois o Cabeça de Teia merece um game a altura de sua representatividade e popularidade.

Matheus Cabral

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Games, Filmes e Música. Praise The Sun! Fã de Zelda e Kingdom Hearts. Gosto de jogar RPG!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade