Quebrando o Silêncio
Thiago Rabelo
102

Alterado corte final de Silence, novo filme de Martin Scorsese

Confira também a data de lançamento do longa


Desde que começamos a acompanhar a produção de Silence, novo filme de Martin Scorsese, muita coisa aconteceu. Dentre as definições mais importantes, há a tão esperada data de lançamento norte-americano escolhida pela Paramount: 23 de dezembro de 2016, não havendo presente de Natal melhor para qualquer cinéfilo que se preze. A première, no entanto, é limitada a alguns cinemas e Silence só abrirá circuito pelo mundo em janeiro.

Outra informação importante diz respeito à duração do longa, antes dono de épicas 3 horas (ou mais) de projeção. De acordo com o produtor Irwin Winkler — que disse ser esse o "melhor filme do diretor"— , Martin Scorsese vem trabalhando duro na sala de montagem e Silence, agora, possui um corte final de 2 horas e 39 minutos. Antes disso, rumores apontavam para uma sessão privada que teria ocorrido há algumas semanas na qual Andrew Garfield, personagem central do longa, teria assistido a um corte com 11 minutos a mais, possibilidade que apenas reforça o contínuo trabalho de pós do diretor. Se o filme vai ou não sofrer mais alterações, só o tempo irá dizer.

Baseado no romance de Shüsaku Endō e também tendo em seu elenco nomes como Liam Neeson e Adam Driver, o longa se passa em pleno século XVII e acompanha dois padres jesuítas encarando perseguições e violência quando ambos vão até o Japão a fim de encontrar seu mentor e, com ele, disseminar o Cristianismo. No Brasil, ainda não há data de lançamento e Silence, além de iniciar carreira nos EUA, também dará as caras na Grécia e na Espanha antes de aderir a outros mercados em 2017.

Não sei você, mas ansiedade define minha espera pelo novo projeto/evento do mestre.