BK’- Gigantes (ÁLBUM) Resenha.

Tiago Vinicius
16 min readJan 9, 2019

--

Arte maravilhosa feita pelo artista Maxwell Alexandre.

Deixar bem claro logo de início. Esse é pra mim, o melhor Álbum ou Disco de música de 2018. Sei que existe uma problemática bem grande sobre essas questões qualitativas de quem foi o melhor? Qual o melhor Disco ?

Essa resenha não tem esse intuito de mostrar que esse é o melhor disco e o Bk o melhor rapper, apenas explicitar o quanto essa obra fala sobre nossa geração em todos os aspectos possíveis. São obras bem diferentes, mas existe uma similaridade com o Álbum Regina, do Nill, aliás é muito bom também.

A geração, a qual vou mencionar bastante durante toda o texto é relacionada as pessoas que nasceram no meio dos anos 90 em diante, os que estão atingindo a maioridade, a “fase adulta”. Gigantes, para mim, é isso. É essa geração se tornando e tomando consciência do que é ser adulto, ter maturidade, notoriedade, respeito, autoestima, relacionamentos. Porém, dá forma que for possível em seus contextos socioeconômicos, seja com “armas na mão ou com telas na mão”.

Vamos para o DISCO!

1. NOVO PODER

É justamente essa geração que está com sede de coisas novas. Formas de interagir, comunicar, eleger um presidente e etc. Ele dizendo que o Gigante está crescendo. O poder que foi dominante por anos, décadas não é mais suficiente, não dão mais conta.

“Sumindo com igrejas, e livros, e deuses e mitos
Nós somos o novo poder
Apagando todos seus falsos heróis da história
Nós somos o novo poder
Queimando bandeiras e cuspindo em seu líder
Somos o novo poder”
….
“Não somos o ver para crer
Nós somos o crer para ir”

2. PORCENTOS

Continua a saga dessa geração para ser GIGANTE. Nesse caso o refrão é algo bem intimista para nós, sociedade do século XXI. Recebemos e nos cobramos demasiadamente por resultados, por desempenho, por positividade, atingir metas. Então, escutando essa música lembrei de um Ensaio: Sociedade do Cansaço, feito por um filósofo Sul-coreano Byung-chul Han. Nele o Han coloca que a sociedade do século XXI não é mais uma sociedade disciplinar, mas sim de desempenho e produção. Justamente isso que eu sentir e sinto quando ouço, principalmente esse refrão:
Me cobrando muito ya, recebendo pouco, uh
Me cobrando muito ya, eu tô me cobrando muito e recebendo pouco”

O Han ainda coloca que as enfermidades sofridas por essa sociedade/geração estão ligadas a questões neurais e emocionais, ex: Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, competitividade.

“É que esse espelho me cobra muito
Infelizmente esse eu não posso quebrar
Não que eu tenha medo do azar
Tenho que me enxergar pra continuar o circuito”

Porém, o BK está cansado dessa cobrança tanto dele próprio quanto de outras pessoas e está reivindicando sua porcentagem, sua fatia do bolo.

“Então me pague em euro, então me pague em dólar
Então me paga em ouro, então me paga agora
Pagou pelos pecados, então porque me cobra?
Querem me deixar tonto, tão correndo em círculos
Podem ficar com o trono se o castelo é um cubículo
Querem te cobrar igual conta
Eu me sinto forte igual Kunta”

3. GIGANTES

Nessa faixa é essa geração querendo ou/e tornando-se GIGANTES. Tendo que lidar com anjos, demônios, humanos e Deuses, lidar com o coração quebrado e superar isso tudo. Além de tentar descobrir o que é ser ADULTO?
No CeR, na música Sigo na Sombra ele diz: “ Vida adulta é pagar contas, mochila pesada nas costas”

“Anjos querendo ação
Demônios, o perdão
Humanos querem ter razão
Deuses querem atenção”

Separei essa parte, pois o fato de Deuses querem atenção faz total sentido. O Neil Gaman tem um Livro chamado Deuses Americanos, confesso que só assisti a série. Nela os antigos Deuses estão desaparecendo/morrendo, visto que as pessoas deixarem de cultuá-los, passando a adorar novos Deuses. Outro fato, uma das importâncias de se preservar áreas de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas) é justamente para manter viva tradições, a memoria, a cultura entre outros.

“Força é ter o coração quebrado
E andar descalço sobre os cacos
E tirar do pé cada pedaço
Reconstruí-lo e novamente amar
(…)
Perdendo o que mais amamos
Agora entendo os danos
Só querer ser já nos faz
Só crescer não nos faz
Só crer, ser..
Só querer ser, já nos faz ser gigantes”

Separei esses versos acima, pois fizeram-me acreditar que o termo GIGANTES são as experiências vividas, aprendizado, reflexões, auto-estima entre outros, conquistada da maneira que for possível.
Recomeçar depois de uma decepção de um coração quebrado. Ter maturidade pra entender as consequências de perder o que mais amamos. A auto estima de só querer alguma coisa, no caso ser GIGANTES, já é algo muito grande pra quem antes não tinha nada.

“Criança atrás de armas se tornam gigantes
Criança atrás de telas se tornam gigantes
Antes da hora querem ser gigantes”

Esse é último verso q separei, o refrão. Fazemos o que é preciso para nos tornarmos GIGANTES é isso q eu noto quando ouço essa parte. Reforça o que eu tinha mencionado no parágrafo anterior sobre alcançar “o ser GIGANTE” da maneira que for possível, então seja com armas ou com telas. Vejo também que o Bk (de forma consciente ou não) mostra a exclusão social sofrida pela população brasileira, principalmente as minorias (nesse caso, população jovem e negra). Enquanto têm crianças com telas(Celulares, computadores e outros aparelhos) nas mãos, existem crianças portando armas, ambas querendo ser GIGANTES, mas antes da hora. Genial!

OBS: Me diz se esse verso não é a vida adulta? Bk “fela da puta” haha.
Falando alto para sermos gigantes
Faltando algo, parecemos gigantes”

4. Exóticos

Acredito que não tem muita pra falar dessa faixa, ela fala por si só (Todas são assim,mas esse ainda mais). Deixando bem claro a objetificação, fetichização, erotização dos corpos de homens e mulheres negros, porém quero descantar alguns pontos.

“Ela saiu de algum filme, de uma foto ou uma música, ela não existe
Eu de mão dada com ela, olha quão bela, atraio os olhares, pessoas vão pra janela
É que ela é tão melhor que aquelas outras
Pele e cabelos, minha mão desliza
Faculdades e jantares, olha ela é tão fina
De mão dada com ela todo mundo espia
Todo mundo grita e diz que a sorte é minha
Por que que é sorte minha?”

Nesse verso ele coloca em xeque a posição dos homens negros que se relacionam apenas com mulheres brancas ou que só querem se relacionar com mulheres brancas. Nós(homens negros) também somos responsáveis/porcentagem na solidão da mulher negra: “É que ela é tão melhor que aquelas outras”.
Além de evidenciar como não conseguimos (por anos, décadas sendo bombardeados por racismo, preconceito, desaparecimento das nossas crenças, cultura, historia, violência e afins) enxergar beleza em nós, em nossas próprias características, nossa beleza (Algo que já vem sendo mudado através da reafirmação e orgulho dos nossos traços negros, assim como nossa cultura). Mas no final desse verso ele começa a tomar percepção dessa relação: Todo mundo grita e diz que a sorte é minha. Por que que é sorte minha? Por que é sorte dele ter uma companheira branca?

“Manequins na vitrine
A cor não pega, que crime
Black faces, bad faces
Bad vibes, bad trips”

“Ela tem sorriso branco
Ela é da cor do pecado
Que me perdoe os santos
Mas olhe o tamanho da roupa
Ela tava me tentando”
….
“Eu acabei com o preconceito
Fui pra cama com um preto
Ele tem cara de mau”

Ele vai mudando o eu lirico, entre uma mulher e um homem branco. Mas no fundo vejo isso nessa geração q mencionei no começo da resenha, essa que rompe com padrões, barreiras, formas (algo muito bom). Entretanto precisa ter bom senso (no mínimo) que se relacionar com alguém de uma etnia/cor/ raça diferente da sua faz não faz com que você seja menos preconceituoso ou te dá lugar de fala. Cuidado com a síndrome Madonna.

5. Julius

Talvez eu esteja querendo interpretar demais, mas arte é isso né. Pra mim aqui ele pega “Criança atrás de armas se tornam gigantes” e conta a trajetória dela(s) para ser tornar GIGANTES.

“Sem pai, sem cair, um filho, do pai de todos
Selvagem, à margem, não se faz de bobo
Crescendo, com os mais loucos, bandidos, referência
Entendendo, aquilo era pouco, mas vinha as interferências”

Família nuclear brasileira é composta pela mãe e seus filhos, a figura paterna é inexistente ou ausente. Então, desde novo o moleque tem que se virar, buscar referências e exemplos naqueles que estão ao seu redor, logo isso consiste quando se nasce em áreas periféricas, onde o Estado só aparece em forma de violência policial, que os exemplos na maioria das vezes são os mais loucos, bandidos, traficantes.

“Pra que a boca não feche hoje
Pra que a vida não cesse hoje
Pra que a fonte não seque hoje
Mas nunca pensamos no amanhã
Repetimos as merdas de ontem”

O menino/homem está fazendo o corre dele pra ganhar dinheiro vendendo drogas e pra não morrer, porém sem perspectiva se vai conseguir chegar no dia seguinte, dessa forma vive fazendo as merdas de ontem.

“Mas tá fortão na hierarquia
A lei se arreganha quando vê o arrego
12, 157, Julius, dois empregos
Elas pia e se assanha quando vê o nego
É aquilo, a lei da atração e a lei do desapego”

O moleque se tornando GIGANTE. Faturando bastante em posição de poder até o Estado (Lei) que antes(continua sendo) era violento e agressivo, agora recebe seu dinheiro. Como Julius ele tem dois empregos, muito foda isso. As mulheres/meninas se aproximam dele. Pra quem nunca teve nada, ter auto estima é o mundo em suas mãos.

“Ele tá brilhando demais foi o que o sol disse
O nome no proibidão pra que o mundo ouvisse
Um por dinheiro, dois por grana e o resto é só cobrança
Não deixou se criar o seu cria de infância
….
Informantes que é pra não ser capturado
Dominando áreas, odiava pouco espaço
….
Operação sempre onde eu tava no último mês
Quem é que saberia todos meus passos assim? (fala)
É que eu fiz tanto mal pra ela e eu nem me liguei”

Pisei em quem tentou rasteira
Tudo que eu faço é guerra
Tudo que eu vivo é guerra”

Porém apesar de todas essas “conquistas” a vida continua sendo muito dura. Ele não pode confiar em ninguém. Até amigos de infância teve que subir*. Quem ele achava que não poderia trair ele, traiu, mas sabe q mereceu: “É que eu fiz tanto mal pra ela e eu nem me liguei”.
Tudo sempre foi guerra e agora ele tem que viver pra isso, pois se piscar outro toma sua posição, sua coroa.

“Mãe, peço que ore por mim
Quando eu estiver com minhas armas nas mãos, yeah
Pai, peço que olhe por mim”

No final do dia a sua unica proteção e preocupação é sua mãe, sua “única” família, aquela que vai chorar quando ele morrer. O pai mencionado acho que seja Deus, pedindo pra q olhe (cuide) por ele.

6. Abebe Bikila

A faixa que é a aceitação. Aceitar que o próprio Bk pode ser um GIGANTE e se tornou um, mas tendo que lidar com críticas vazias, cobrança, dinheiro, racismo, preconceito e afins.

“Eu de rolé na lapa, policial me parou, pediu pra tirar uma foto
Vê que o mundo da voltas, até quem me odiava
Tá se abrindo mais que portas
Tá fingindo que se importa”

Assim como na faixa anterior que ele cita até o Estado (em forma de Inst. de Segurança) está pegando seu dinheiro (o arrego). Nessa, o policial (Estado) é seu fã, admira seu trabalho, quer uma foto. Reconhecimento, o mundo da voltas.

“Enquanto uns aos 18 ganham carros
Outros ganham fuzis assim que podem portá-los
Ei, não sabia pedir, aprendi a conquistar”

Novamente ele não deixa (Acho que como homem negro vivendo nessa estrutura, ele faz isso até de forma inconsciente) esquecer a desigualdade social, as diferentes oportunidades oferecidas pra essa geração, uns com carros e outros com fuzis. No final, ele que nunca ganhou nada, aprendeu a conquistar. Aplausos!!!

Fato, fui Cássius Klay voltei Muhammed

MUDANÇA!

“O mano rico me disse:
“Sendo rico eu ia continua sendo o mesmo
Roupas caras eu ia continuar sendo o mesmo
Rico ou pobre eu sou alvo do mesmo jeito”
E os irmão se adequando
Meus irmãos, até quando?
Lembra que: se resistir é terrorismo, sabe bem o que somos
Se a vitória está longe, sabe bem onde fomos
Pensaram que toda essa merda ao redor ia oprimir
E é combustível pra correr pelos sonhos”

A primeira vez que ouvi esse verso lembrei da música do J. Cole, Neighbors, na qual conta que a policia invade sua casa por achar (denúncia dos vizinhos) que naquele local era ponto de vende de drogas, o bairro era de “classe alta”, aliás tem um vídeo no Youtube mostrando ação dos policiais. Isso evidencia quanto o racismo vai além do fator econômico, de ter dinheiro ou bens materiais, além de tudo uma questão estrutural, simbólica de forma que invade o imaginário, percepção das pessoas, não conseguindo ver um “preto vencer”, em posições de relevância, poder, ascensão social.
Ele também faz pensar sobre todas essas “merdas” que passamos (minorias sociais) nos fez mais fortes e agora não queremos menos do que merecemos: A quantidade de mulheres negras que se candidataram e foram eleitas deputadas, principalmente no RJ. A marcha das mulheres no #EleNão. Rapazes negros tento orgulho do seu cabelo crespo, buscando saber mais sobre sua cultura étnica. Casais de gays e lésbicas adotado crianças e reivindicando pela união estável(casamento).

“Na eterna guerra interna
Entre melhorar isso aqui
Ou tirar a família daqui, yeah”

Porém, nesse processo ainda é muito difícil superar todos esses dramas, medos, dores. A difícil tarefa de ser GIGANTES.

7. Titãs

A palavra TITÃS possui muitos significados, mas algo que acredito caber muito bem aqui é o de “Rei ou Soberano”. A minha geração(nascidos no meio dos anos 90 em diante) atingiu a “fase adulta” e com ela começa admitindo os erros, as coisas que estão te atrasando, a maturidade em relacionamento (amorosos e outros). Queremos ser Reis/Soberanos de nosso próprio destino: “Eu quero ser maior que essas muralhas que eles construíram ao meu redor”

“Fuja, agora eles não querem que a gente pense, que a gente viva, que a gente ria, que a gente cresça ou que a gente faça”

Mas ainda estamos cercados de bastante intolerância, preconceito, racismo, das muralhas que eles construíram ao nosso redor.

“Vida é o que você conhece? Ou quem você conhece?
Ou o que você merece? Ou a quem você interessa?
Vida, por que tanta pressa? Por que tão carente? Por que tão ausente? Por que tanto estresse?
Cansei de dar arma pra quem não tem mira
Talher quem não sente fome, amor pra quem não sente nada
Errei comigo, sinto muito, eu dei uns pulos, eu dei uns murros
Odeio o mundo, não odeio a forma que faz ele girar”

“Relacionamentos são casa em construção, então faça ela subir pelas paredes
(…)
Crescimento é questão de visão, eles são olho grande é fácil de cegar eles”

Os questionamentos da vida. São eles que nos fazem encontrar as respostas, ser sincero, ser maduro: “Errei comigo, sinto muito, eu dei uns pulos, eu dei uns murros”.

OBS: Interpretei também q Titãs pode ser um tipo de GIGANTES.

8. Vivos

Depois das dificuldades, das mudanças, agora chegou a vitória. É a celebração, especificamente para jovens negros.
O título da música reforça esse pensamento. Estamos vivos, mais vivos do que nunca, e agora somos GIGANTES, TITÃS. (vai ser ruim de aturar kkk)

“Feliz em ver irmão com casa, ouro, chique, hã
Mais perto que chegamos sendo sheik era comer no Habib’s

A ascensão social. Dinheiro no bolso, jóias, amigos com uma vida boa. É a vitória!

Minha vez (Minha vez)
De ganhar (De ganhar)
Pretos fazendo dinheiro é tudo que eu vejo (Fazendo dinheiro)”

Nesse música eu não gostaria que tivesse participação, apesar de gostar bastante do Baco, porém tem um verso q faz todo sentido: “Baco, o que escondia o cel’ na bolsa. É a mesma que quer tirar foto fato que quer tirar a roupa, é foda”

“Meninas brancas guardavam celulares quando me viam
Hoje tiram celulares para guarda uma foto”
Baco Exu do Blues. Abre Caminho. Álbum Exú.

Pra mim, como um jovem negro essa música soa como um Hino.

9. Planos

Chegou o momento que queremos fazer planos com a(o) gata(o), no relacionamento.

“Eu arrumei toda a casa
Joguei fora as lembranças que não servem mais pra nada
Me livrei de toda sujeira, aparecendo poeira, a gente dá uma espanada”

Ele está bem consigo, em primeiro lugar. Tudo que não acrescentava foi jogado fora. Finalmente, eles, no plural, podem dá conta de qualquer coisa.

“Como é bom te olhar nos olhos
Planejar o futuro, planejar os nossos”

Planos!

“Papo é de que é o melhor, esse é o fim das suas dúvidas
Papo é um mundo melhor, então só aceitar as dádivas
Ver você com sorriso igual das divas
Não tenha medo, essa vai ser a melhor das vidas”

Bk romântico. No final do dia queremos alguém do nosso lado pra amar e ser amado.

10. Jovens e 11. Deus do Furdunço

Coloquei essas duas juntas, pois são complementares. Apesar de estarmos nessa tal “fase adulta”, entendendo nossas responsabilidades, dores e outras coisas, continuamos sendo JOVENS e por vezes ainda inconsequentes.
Citei na música PORCENTO que existe uma cobrança exacerbada por resultados, produção, desempenho. Toda via, somos o NOVO PODER, somos GIGANTES: “Hoje nós só quer foder quer que se foda”. Queremos também: “Festa, bundas pro alto, dedos pro alto”.

“Ela falou que ia no banheiro, eu entendi o sinal, sextou, restou avançar o sinal
Ela não tinha camisinha há, nem eu
Cê’ tem algo? Nem eu
Deixa nas mãos de Deus
(…)
Dia seguinte, ressaca, internas crises
Acho que entendi errado sobre ultrapassar os meus limites”

Porém, também citei que a sociedade do século XXI sofre principalmente de enfermidades neurais, não sabendo administrar tão bem esse turbilhão de sentimentos e cobranças. Logo, abusamos das drogas, atitudes perigosas, relacionamos casuais pra suprir o vazio existencial presente nessa sociedade.

“Vem, eu não sou ninguém, eu não sou nada
Eu sou a desculpa que a sua noite dá pra realizar as suas vontades, seu desejos
O prazer que você sente de chegar em casa mais tarde
Viva minha irresponsabilidade, que faz eu ser quem sou e as pessoas me amarem
Por eu pagar rodadas, por eu amar noitadas
E amanhecer em motéis sujos com as roupas amarrotadas
Eu sei que a ressaca vem igual trem na minha mente
Lotado de arrependimentos”

Apesar das noitadas regada a bebidas, drogas e sexo, a manhã seguinte sempre vai cobrar seu preço.

OBS: Talvez seja a visão de um careta(Eu). Seja uma só pra firmar a continuação da celebração. hahaha

12. Falam

“Difícil não é chegar, mas se manter no topo” Essa frase clichê possui uma relevância interessante nessa faixa, sendo que chegar é difícil e manter-se no topo ainda mais. Portanto, aquela sociedade que te cobra vai te cobrar dobrado quando se torna um GIGANTE.

“É que eles falam muito, e eles não falam nada, normal
Eles calados falam bem melhor que a própria fala, normal
É que eles falam muito, e eles não falam nada
Eles calados falam bem melhor que a própria fala (Blá, blá, blá)”

Porém, ele já passou por muita coisa nessa vida. Podem colocar muralhas, racismo, preconceito, pobreza, violência policial, nada pode parar essa geração.

“É que essa vida já foi mais difícil, muito mais difícil
Advogados já foram mais caros
Essas pessoas já me odiaram
Já me julgaram, já foram juízes
É que essas ruas já me aprisionaram
Me ensinaram, me mataram, já me libertaram
E se o sistema me destruiu e eu voltei mais brabo
Eu sempre olhei eles de cima e eles são tão baixo”

Ainda têm as participações de Sain e Marcelo D2. Interessante que o D2 tem uma música chamada Falador. Os Originais do Samba (clássico) possuem Falador Passa Mal, música maravilhosa!

13. Correria (Remix)

Ele fecha o Álbum dizendo quem são os verdadeiros GIGANTES em nossa sociedade:
“ Correria igual o mano que varre as ruas
Correria igual o mano que vende drogas
Correria igual o menor que tá na escola
Na melhor nota, pra ter o melhor das notas
Correria tipo aquela mãe solteira
Se matando pra poder cuidar dos filhos”

Adoro o Akira! Difícil separa alguma linha, pois toda a parte dele é certeira com o tom do Disco e da faixa.

“Meus amigos ganhando o mundo (Uô)”
(…)
“Toda vitória é comemorada (Uh)
Mas tô ciente que é só o começo (Só o começo)”

Contudo quero destacar a participação da Drik Barbosa, nem preciso falar muito dessa menina. Ela canta muito, rima muito, lançou um excelente EP (Espelho).

“Força de Dandara na veia, é quente
Inovando pique Rihanna, original tipo Fenty”

“Não permita ser vendado
No caos a família é talismã
Progresso é levar minha mãe num mercado e encher os carrinho tudo, ahn
Prazer, Drik Barbosa no flow avançado
No corre ganhando o mundo
Vrá!”

A Drik conseguiu com maestria sintetizar a alma do Álbum, na minha visão. A geração dela, do Bk, Akira, Sain, Baco, Djonga, Diomedes e tantos outro(a)s estão quebrando as muralhas, estão e já são Gigantes, querem ganhar o mundo e vão.

“Aham, aham, ah, eu vou ganhar e ganhar
E não diga que eu não avisei”

Já está avisado.

Conclusão

Somos o NOVO PODER, cobramos nossa PORCENTAGEM, alguns (muitos, na verdade) seguiram(o único apresentado a eles) o caminho que foi possível pra se tornarem GIGANTES, mesmo que seja pegando em armas(JULIUS). Passamos e ainda estamos percorrendo um longo caminho de aceitação(ABEBE BIKILA), descoberta, amor próprio até tornamos TITÃS! Realizando os sonhos, refletindo sobre erros, vendo os amigos vencerem, então mais do que nunca estamos VIVOS e até fazendo PLANOS a dois. Porém, ainda somos JOVENS queremos aproveitar a vida até de forma inconsequente(DEUS do FURDUNÇO). Eles (Muralhas) vão continuar FALANDO, te atrasando, querendo ver seu fim, mas no final somos CORRERIA. SOMOS GIGANTES!

OBS: Lembrar mais uma vez. Apenas minha interpretação sobre o Álbum, se querem saber sobre cada faixa realmente só existe uma maneira, perguntar ao próprio autor hahaha.

--

--