Senhoras e senhores eu sou um Sênior Geek !

Tenho 56 anos e me considero pouco modestamente um geek sênior e, refletindo sobre como cheguei até aqui , percebo que o sempre me moveu foi a curiosidade pelo funcionamento das coisas tecnológicas, pelo design e meu interesse pelo estranho, pelo novo.

Desde que me conheço por gente, sempre gostei de ficar mexendo, desmontando as coisas… nem sempre consertando. Também era apaixonado por carros em miniatura e fingia que dirigia um carro de corrida. Assistia todos os filmes Le Mans, Grand Prix, enfim, grandes filmes que marcaram época e que poucos sabem que existem. Como éramos classe média baixa, não tinha grana nem para um bom carrinho de rolimã, então as corridas ficaram no lado ‘escuro’ do cérebro.

Certa vez, minha vó Aurora, muito avançada para o tempo dela, me presenteou com um livro que mexeu com a minha estrutura binária cerebral. Ele se chamava ‘Eu, Robô’, de Isaac Asimov, um cara meio esquisito, com umas costeletas enormes. Aí comecei a me interessar por ficção científica, gênero que adoro até hoje.

Em 1969, pintou ‘2001 -Uma Odisséia no Espaço’. Ali na tela, tudo o que eu imaginava sendo projetado… Era demais… Só consegui entender o filme depois que o assisti 27 vezes. Na TV, assistia’ Jornada na Estrelas’, ‘Os Jetsons’, ‘Os Invasores’, ‘Nacional Kid’, enfim, ninguém muito normal, eu suponho.

Então pintou a música que cheguei a estudar bastante, fazia sucesso com as meninas com isso. Acho que por isso comecei a ser fanático por David Bowie, um cara que caiu na terra com cara de ET estilizado, com composições com temas de espaço, astronautas , visual e conteúdo inovadores.

Quando jovem, tinha que trabalhar e ganhar a vida, e sem destino e sem perspectiva alguma, lembrando Jack Kerouac em ON THE ROAD, entrei na área de processamento de dados e o começo foi apavorante. Imagina o tormento…perfurar cartões para fazer uma conta de mais KKKK Não tive mentores inspiradores infelizmente e fiquei muito decepcionado na época.

Depois, pintou uma curiosidade espontânea com o lançamento Personal Computer (até esqueci de mencionar o TDAH!…que agora sei que tive também) e comecei curtir essa área de informática, e muitos anos mais tarde, me tornei um profissional da internet. Na minha jornada , conheci software livre, linux, fiz firewall’s, sites para grandes empresas, anti-spam, redes complexas. Aprendi com o tempo, que podiamos ser muitas coisas ao mesmo tempo e hoje sou também empreendedor, editor, e curto editar vídeos e escrever para o meu site ‘Total Idade’.

Com o site Total Idade quero cada vez mais estimular mais gente da minha geração a criar novos projetos e estimular que os jovens maduros como eu continuem aprendendo, conectando-se com as novas tecnologias, participando da economia compartilhada, de grupo de estudos, aprendendo e utilizando aplicativos ligados a saúde, ao bem estar, mobilidade urbana ….vivenciando a experiência de dar um rolê de bike na cidade ou encontrando um momento de paz durante a meditação no parque, enfim, seguindo em frente com uma visão mais holística da vida.

É isso… sou um Sênior Geek oficial! Se existem outros, não sei….espero que em breve sejamos muitos! Primeira coisa: O que é GEEK? muitos desconhecem o significado e acabam o rotulando como o CDF (c* de ferro — para os novos), mas ele nada mais é — usando uma gíria da língua inglesa — que um viciado em tecnologia, em computadores e internet. Ou seja, EU!

Para você que não é tão apaixonado como eu pela tecnologia, insisto que mantenha a curiosidade aguçada, a cabeça aberta ao novo pois você não precisa se tornar um geek, mas com certeza vai se tornar uma pessoa mais antenada, vai se sentir mais jovem e disposto a mudar a si mesmo e o mundo.

Meu propósito esta claro ! É continuar a estimular pessoas a criar, empreender, escutar, aprender, meditar, inspirar o próximo, seguir a onda de tecnologia, da economia compartilhada, da nova economia, criando e participando de rodas de discussão, utilizando a tecnologia a favor da saúde, do bem estar, da mobilidade urbana, a favor do mundo e fundamentalmente para buscarmos a nossa felicidade !


Originally published at Total Idade.