Português para Concursos
Aula 50 — Redação Oficial I
Conteúdo
- 1 Redação oficial: ofício
- 1.1 Timbre
- 1.2 Identificação do documento
- 1.3 Local e data
- 1.4 Identificação do destinatário
- 1.5 Assunto
- 1.6 Vocativo (não é pronome de tratamento)
- 1.6.1 Excelentíssimo Senhor
- 1.6.2 Senhor:
Redação oficial: ofício
A referência de estudo para redação oficial é o Manual de Redação da Presidência da República. Esse manual é gratuito e você pode baixá-la facilmente.
Há vários tipos de documentos: ofício, memorando, mensagem, aviso… Vamos tratar agora do ofício que é o documento mais completo. Depois (na próxima aula) estudaremos as diferenças entre ofício e os demais documentos. Por último veremos (na última aula) os documentos de expediente (não constam no Manual da Presidência, mas muitas vezes são cobrados em provas.
Antes de estudar esta e as próximas aulas, certifique-se que o edital do concurso pretendido cobra essa matéria. Muitas vezes não cobra.
OFÍCIO: esse é o modelo ofício. Perceba que há 9 campos.

Estrutura do documento de redação ofícial ofício
- Timbre
Identifica o documento, nele está o brasão do órgão, o nome do órgão, nome da secretaria do órgão, endereço, telefone, fax, correio eletrônico (e-mail), redes sociais (se for o caso). Telefone, fax, correio eletrônico e redes sociais poderão aparecer no rodapé, nesse caso não aparecerão na área de timbre.
- Identificação do documento
Tipo, número, ano, sigla da seção. Ex.: Ofício nº 11/16, Diretoria Internacional/CAPES.
- Local e data
Item (mais rígido, é o que muda menos entre os tipos de documentos, e o mais cobrado em provas): Ex.: Brasília-DF, 14 de março de 2017. Essa data fica SEMPRE encostada na margem direita do leitor, OBRIGATORIAMENTE. A cidade NÃO pode ser abreviada, NÃO pode haver barras nas datas, NÃO pode escrever o dia por extenso. Não se usa o zero se o dia for de 1 a 9, então não se usa 01… O manual é claro nesse aspecto. Preste atenção pois é muito cobrado. A única que coisa que pode ser alterada nesse formato é suprimir o estado (nesse caso DF) SE o documento for DESTINADO Ao mesmo ESTADO do signatário (remetente).
- Identificação do destinatário
Na identificação 4 linhas obrigatórias:
A Sua Excelência o Senhor [tratamento]
Deputado José Augusto [cargo + nome]
Câmara dos Deputados [local, opcionalmente pode ser detalhado, anexo, andar, sala…]
70160–900 — Brasília — DF [CEP — cidade — UF]
- Assunto
No assunto a palavra “assunto” precisa estar escrita:
Assunto: liberação de emenda parlamentar
É diferente de referente. Referente é um termo opcional.
- Vocativo (não é pronome de tratamento)
O vocativo é proforma para começar um documento oficial, chamado para a pessoa com quem se dirige. Existem APENAS DOIS TIPOS:
Excelentíssimo Senhor
Usado APENAS para CHEFES DE PODER. Chefes de poder são: Presidente da República (chefe do executivo), Presidente do Congresso Nacional (chefe do legislativo), Presidente do Supremo Tribunal Federal (chefe do judiciário). Não pode ser abreviado. Pode ser alterado conforme o gênero. Depois do vocativo pode ser usado dois pontos ou ponto e vírgula.
Excelentíssima Senhora Presidenta da República:
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional;
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal:
Senhor:
Senhor é usado para os demais: deputados, senadores, ministros, juízes, diplomatas….
Continuaremos estudando a estrutura do padrão ofício na próxima aula. Se você preferir, pode assistir a essa aula no Youtube — aula 50.