É um assunto que vai render uma manga infinita de discussão. Vou deixar aqui minha opinião sobre. Já digo desde já que jogos PODEM ser arte, dependendo de umas coisas.
Eu parto da ideia de que arte no âmbito geral é quando ocorre a transmissão de alguma mensagem por meio criado por nós, com o propósito de ser disseminado para outras pessoas. Não precisa ser bonito, não precisa que a pessoa goste ou concorde, apenas que ela capte a mensagem.
Dito isso, percebo que muitos meios de comunicação são usados em prol a esse propósito. Usamos a escrita para realizar arte literária, cosntrução de imagens para gerar artes visuais, entre outros…
De faot, jogos são jogos, mas uma pesosa pode fazer uso de um jogo para criar algo artístico. Assim como há pessoas/empresas que criam jogos visando conseugir retorno financeiro e lucrar com ele, como há pessoas que criam jogos com intuito educativo para alguma isntituição que pdoeria usá-lo apra esse fim. Por fim, se um artista ou grupo deles resolverem criar um jogo que vise repassar uma mensagem de cunho artístico através de um game, é só ir em frente.
Uma pessoa que as pessoas precisam com certa urgência tirar da cabeça é que arte é algo qualitativo. Algo supostamente se torna “maior” ou “melhor” por ser considerada arte. Nem a pau! Eu já vi milhares de obras que eu desgostava e até sentia ASCO de existirem, mas isso não as torna “menos arte” do que as que me inspiram e me enchem os olhos.
Pois é, acredito que jogos podem ser arte, pois mesmo sendo isso não os torna melhores nem piores do que eram. O importante é serem fieis a suas propostas originais, seja de me divertirem, ou de me fazer refletir sobre determinado tema.
