A Guerra CONTRA as crianças da Síria — Mortes em massa de crianças em Ghouta Oriental e Damasco

FAÇA UM DONATIVO

Amã, 20 de Fevereiro de 2018,

Declaração De Geert Cappelaere, Director Regional da UNICEF para o Médio Oriente e Norte de África:

Nenhuma palavra fará justiça às crianças assassinadas, às suas mães, aos seus pais e aos seus entes queridos".[1]

[1] A UNICEF está a publicar esta declaração em branco. Já não temos palavras para descrever o sofrimento das crianças e a nossa indignação. Aqueles que infligem o sofrimento têm ainda palavras para justificar estes actos bárbaros?

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Número total de crianças que necessitam de ajuda na Síria: 6 Milhões

Número total de pessoas sob cerco: 419.000

Número de crianças que vivem em zona de difícil acesso: Perto de 1.5 milhões

➔Número de pessoas sob cerco em Ghouta Oriental: 393.000. Metade delas crianças.

➔ 11,9% das crianças com menos de cinco anos de Ghouta Oriental sofrem de má nutrição aguda

Esta área está sob cerco desde meados de 2013.

“Não basta que o mundo fique chocado com as imagens que tem visto nas últimas semanas.

O choque deve dar lugar à acção.”

Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF

Imagens confrangedoras de corpos de crianças dando à costa em praias da Europa… asfixiadas em contentores de camiões que atravessam as fronteiras… crianças passadas entre muros de arame farpado por pais desesperados… chocaram o mundo.

© UNICEF/NYHQ2015–2181/Georgiev

A actual crise de refugiados e migrantes na Europa — seja ao largo das suas costas, nas suas praias, ou ao longo das suas estradas — é uma crise para as crianças. Até agora, uma em cada quatro pessoas que pediram asilo este ano na Europa era uma criança. Nos primeiros sete meses do ano 133.000 crianças pediram asilo na Europa — uma média de 19.000 crianças por mês — e os números continuam a aumentar.

A maioria destas crianças foge da guerra na Síria que já entrou no sétimo ano consecutivo e que continua sem fim à vista. As necessidades destas crianças e a sua protecção devem estar sempre em primeiro lugar.

Desde 2012, o número total de crianças sírias que precisam de assistência humanitária aumentou 15 vezes!

© UNICEF/NYHQ2013–0691/Diffidenti

Efeitos a longo prazo

Com a crise síria já no sétimo ano consecutivo, o futuro de uma geração inteira está em risco.
Um quinto (4.200) das escolas na Síria foram destruídas, danificadas ou estão a ser usadas como abrigos ou para outros fins, incluindo por grupos armados; e 52.000 professores foram mortos ou fugiram do país. Mais de 2.6 milhões de crianças sírias no interior da Síria e nos países vizinhos continuam sem acesso à educação.

AJUDE AS CRIANÇAS SÍRIAS
COM O SEU DONATIVO

O que significa esta realidade para o futuro destas crianças?

Para muitas crianças, especialmente para as mais pequenas, esta crise é a única realidade que conhecem, mais de 100.000 crianças já nasceram em campos de refugiados, e para os adolescentes que estão a entrar no seu período de formação, a violência e o sofrimento por que passaram não só deixaram cicatrizes como estão a moldar o seu futuro.

Clique na imagem acima para ver a fotogaleria.

A UNICEF não descansará enquanto houver crianças em perigo

A UNICEF está a trabalhar incansavelmente para que as crianças sírias deslocadas no seu país e refugiadas na região tenham água em condições para beber, artigos de higiene básicos, medicamentos, apoio psicológico e possam ir à escola.


A UNICEF, uma das poucas organizações que presta auxílio no interior da Síria, está também em todos os países vizinhos, a dar apoio às crianças e famílias refugiadas e às comunidades que as acolhem.

Perante um conflito sem fim à vista, temos centrado esforços no reforço das infraestruturas, nomeadamente nos sistemas de abastecimento de água e electricidade. E vamos continuar a fazer todo o possível para chegar às famílias que estão a viver nas condições mais perigosas, em zonas cercadas ou de difícil acesso na Síria.

Em 2017, a UNICEF…

… apoiou perto de 700.000 refugiados com serviços de Água, Higiene e Saneamento, nomeadamente através reparação sistemas de abastecimento de água e electricidade;
… em colaboração com a OMS e os Ministérios da Saúde dos países da região vacinou mais de 6 Milhões de crianças menores de 5 anos contra a polio.
… ajudou mais de 1 Milhão de crianças a terem acesso a uma educação formal ou informal, através do apoio na construção e reabilitação de escolas, formação de professores e fornecimento de materiais didácticos;
… proporcionou apoio psicológico a mais de 254.000 crianças, em espaços amigos das crianças.


Ajude a UNICEF a proteger estas crianças, no seu país, ou nos países vizinhos onde procuraram refúgio. Faça um donativo online aqui.

OUTRAS FORMAS DE AJUDAR:

MULTIBANCO
Entidade: 20 467
Referência: 777 777 777
Montante: (o que desejar)

Transferência ou depósito bancários
Millennium BCP
NIB 0033 0000 0000 5852 7870 5
IBAN PT50 0033 0000 0000 5852 7870 5

Donativo por correio — Cheque dirigido a:
Comité Português para a UNICEF
Av. António Augusto Aguiar, 21 -3E
1069–115 Lisboa

© UNICEF/IRQA2015–00160/Khuzaie

A UNICEF é a única agência da ONU que não recebe financiamento das Nações Unidas e depende inteiramente de contribuições voluntárias provenientes de doadores individuais, fundações, empresas e governos de todo o mundo.
Apenas com o apoio de todos os nossos doadores podemos levar a cabo o nosso trabalho permanente nos programas de terreno e em situações de emergência.

Visite a página da UNICEF Portugal em www.unicef.pt
__________________________________________________________________

Saiba mais:

O conflito sírio e a crise de Refugiados na Europa em números. Continue a ler aqui.
Crianças da Síria. Continue a ler aqui.