O conflito sírio e a crise de refugiados na Europa em números

UNICEF Portugal
3 min readOct 7, 2015

--

Violência. Perda. Deslocação. Em 5 anos de crise, as vidas de milhões de crianças e famílias foram devastadas pelo conflito brutal. Milhares de pessoas perderem a vida e muitas mais foram feridas. Milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas num país que está agora em ruínas e mais de 422.000 pessoas vivem actualmente em zonas cercadas. Mais de 7.6 milhões de crianças sírias precisam de ajuda.

Há agora mais de 2 milhões de crianças refugiadas da Síria nos países vizinhos.

Para muitas crianças da Síria, o conflito e as deslocações são as únicas memórias que têm do seu país.

A maioria das infraestruturas e serviços básicos foram reduzidos a escombros, deixando inúmeras crianças sem acesso à educação, cuidados de saúde e outras necessidades básicas. A geração síria do futuro continua a ser privada de educação — e muitas crianças nunca foram à escola. Actualmente, a disponibilidade de água é apenas metade do que antes do início do conflito.

As infraestruturas básicas da Síria foram arrasadas pelo conflito. Cerca de 4 milhões de crianças e mulheres grávidas precisam de serviços de apoio em matéria de nutrição. Mais de 82% da população síria vive agora abaixo do limiar da pobreza.

Uma crise de refugiados que aumenta todos os dias está a alastrar além-fronteiras para os países vizinhos e as costas da Europa. Milhares de famílias e crianças estão a arriscar as suas vidas todos os dias para deixar a Síria e outros países atingidos por conflitos em busca de um local seguro. Perto de 11.000 crianças sírias já atravessaram a fronteira do seu país sozinhas.

Estima-se que 110.000 crianças pediram asilo na Europa só nos primeiros seis meses de 2015 — uma média de 18.000 por mês.

Saiba mais sobre este assunto aqui.

Viste o site da UNICEF Portugal
www.unicef.pt

Fonte: UNICEF Connect

__________________________________________________________________

Saiba mais:

O conflito sírio e a crise de Refugiados na Europa em números. Continue a ler aqui.
Crianças da Síria. Continue a ler aqui.

--

--

UNICEF Portugal

Promovemos os direitos e o bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. #ParaTODASasCrianças