Dê um UP na sua preparação para o ENEM

Esses últimos dias compartilhamos 10 dicas para te ajudar a gabaritar o Enem. Como sabemos que sua cabeça está à mil, compilamos nesse texto todas as nossas dicas especiais…

1 — Plante bananeira (se precisar)

Para começar com as nossas dicas, queremos, antes de tudo, que você tenha em mente que você é único. Foque em você mesmo e pense em suas dificuldades, pontos fortes, melhores métodos de estudo ou formas de relaxar antes da prova. Pode parecer clichê, mas nada de ficar se comparando com os colegas. Cada um tem seu próprio caminho e habilidades. Essa é uma boa hora para você se avaliar, não só em relação à prova e às matérias, mas também em relação à sua saúde e ao seu bem-estar. Lembre-se sempre de filtrar, inclusive dentre as dicas que daremos, quais se aplicam à você.

Então, aproveita que você tá de bobeira, para aí um pouquinho e faz seu balanço… O que tá faltando estudar mais? Em quais assuntos você já tá craque? Qual técnicas de estudo/revisão mais funcionam para você? A gente tá falando de VOCÊ! Se para decorar fórmulas de matemática você precisa recitá-las enquanto planta bananeira, tá valendo!

2- É errando que se aprende

Serve para o Enem e para a vida! É errando que se aprende.

Com certeza, depois de um ano estudando para o vestibular, já foram muitas questões feitas, muitos simulados realizados… Nessa reta final, recomendamos revisar esses materiais e refazer as questões que lhe trouxeram mais dificuldades. Assim, você vai ver como avançou de lá para cá e como agora certos assuntos vão parecer extremamente simples!

Isso também vai te ajudar a identificar fraquezas… às vezes vale a pena insistir em aprender um determinado assunto e anular essa fraqueza, outras, só de saber exatamente que questão pular na hora da verdade já basta, né não?

3- Vai com calma

Sua maior obrigação agora é relaxar! Tenha em mente que não são os últimos dias que vão definir o seu resultado, mas toda a sua caminhada durante o ano e, agora, você já pode começar a antecipar um merecido descanso. Certifique-se de fazer algo que você adora, por algumas horinhas, em cada um desses dias pré-enem! Assista um filme, jogue video-game, durma, saia para tomar um sorvete, pratique esportes… sua missão já está 95% cumprida e se o resultado alcançado não for aquele que você esperava ou precisava, não esquenta, que ano que vem tem uma nova chance. Você é mais do que o resultado de uma prova!

4- No fim das contas é uma prova.

Calma, calma. Sabemos da importância dessa provinha, em especial, mas a questão aqui é o fato de que o Enem é uma prova, e como todas ela segue um padrão. Então que tal, agora que faltam poucos dias, focar não mais em aprender assuntos gerais, mas sim em entender a mecânica da prova? Tenta identificar assuntos mais cobrados, de maior peso (matemática e redação) ou até mesmo a linguagem da prova. Por exemplo, o Enem gosta daqueles textos longos antes das perguntas né? Já pensou em começar lendo primeiro a pergunta, para já saber o que identificar no texto? Às vezes entender a prova é tão importante quanto saber o assunto em si.

5- Durma!

Ansiedade pode causar insônia e isso pode até ser inevitável na véspera da prova, mas você ainda tem uma semana para descansar o corpo e a mente! Evite ficar acordado até de madrugada nesses dias, a não ser que você seja daqueles que se concentram melhor de noite. Rola, né? Então não vale ter peso na consciência por tirar aquele cochilo depois do almoço.

6- Foco na redação!

A redação é um diferencial, todo mundo sabe disso. Certifique-se de fazer pelo menos mais uma nessa última semana e pedir para o seu professor corrigir. Escreva sobre algum tema atual, como Corrupção (na Petrobrás, no governo e nas relações sociais do nosso dia a dia), Diversidade e empoderamento (a questão das minorias), o Legado e os Impactos das Olimpiadas Rio 2016, Paralimpiadas e acessibilidade nas cidades…

Vale também reescrever alguma redação que lhe rendeu uma nota baixa esse ano, que tal?

7- Saia um pouco do face

Nossas dicas e outros conteúdos podem te ajudar bastante nesse período anterior à prova, mas não vale exagerar. Evite gastar o seu tempo de lazer no computador. Saia com seus amigos! Sabe aquela hamburgueria nova que abriu na sua cidade? Parece um bom momento para ir conhecer! Que tal marcar de ir lá hoje, depois da revisão?

8- Compras!

Separe um dos últimos dias antes da prova para ir às compras! Se quiser ir no shopping, até pode, mas não esquece de passar no mercado e montar seu arsenal: Chocolate, bolacha (biscoito também vale), salgadinho, jujuba… pode esquecer a dieta, mas se quiser levar frutas, ninguém vai te julgar… O importante é separar uma sacolinha com lanches gostosos, para não sentir fome durante a prova e ainda reduzir o nervosismo.

9- Seus ombros não são de ferro

É sério! Pode parecer que somos assim fortes, mas nosso corpo precisa de uma válvula de escape de vez em quando. Então sugerimos que você pense, e identifique qual a melhor forma de você aliviar sua tensão. De colocar todo o medo, estresse, ansiedade, e o que mais tiver aí, para fora! Depois disso, é só incluir essa atividade na rotina. E não esqueça de tratá-la com o mesmo peso das matérias que você precisa estudar.

De forma geral, praticar esportes ajuda muito nessa missão. Então vai lá, experimenta! Que tal fazer uma aula de muay thai ou boxe e imaginar que o saco de pancadas é a prova de matemática?

10- Vamo pular!

Uma habilidade essencial no Enem é: saber pular! Não literalmente, claro, mas saber exatamente quais questões pular vai lhe poupar tempo, para investir naquelas que você com certeza vai saber resolver e vai acertar. Ninguém fecha uma prova do Enem, então não esquente. Às vezes as três primeiras questões podem ser do assunto no qual você mais tem dificuldade… o truque é não se desesperar e buscar começar explorando suas fortalezas.


Equipe UP