Comunicado do Secretário Tillerson sobre o envolvimento dos EUA no sul da Ásia
21 de agosto de 2017

O presidente Trump anunciou esta noite a nova estratégia integrada para a abordagem dos EUA no sul da Ásia, que exigirá envolver diplomaticamente o Paquistão, o Afeganistão e a Índia a fim de criar condições para a estabilidade na região.
Esta nova estratégia sinaliza o claro apoio para o povo e o governo afegãos. Continuaremos apoiando o governo e as forças de segurança afegãs na luta contra os terroristas e prevenindo o restabelecimento dos refúgios de terroristas no país.
Nossa estratégia difere das abordagens anteriores que estipularam prazos artificiais baseados em um calendário. Estamos deixando claro para o Talibã que ele não vencerá no campo de batalha. O Talibã tem um caminho para a paz e a legitimidade política através de uma solução política negociada para terminar a guerra.
Estamos prontos para apoiar as negociações de paz entre o governo afegão e o Talibã sem precondições. Esperamos que a comunidade internacional, particularmente os vizinhos do Afeganistão, unam-se a nós em apoiar um processo de paz afegão.
O Paquistão sofreu extremamente com o terrorismo e pode ser um parceiro importante em nossos objetivos comuns de paz e estabilidade na região. Esperamos que o Paquistão tome medidas decisivas contra grupos militantes baseados no Paquistão que são uma ameaça para a região. É vital para os interesses dos Estados Unidos que o Afeganistão e o Paquistão impeçam santuários terroristas.
A Índia será um parceiro importante no esforço de assegurar a paz e a estabilidade na região, e apreciamos seu papel em apoiar a modernização política e econômica do Afeganistão.
