Comunicado sobre lançamento míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte

4 de julho de 2017

Os Estados Unidos condenam firmemente o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) feito pela Coreia do Norte. Testar um ICBM representa uma nova escalada da ameaça aos Estados Unidos, aos nossos aliados e parceiros, à região e ao mundo.

A ação global é necessária para deter uma ameaça global. Qualquer país que abrigue trabalhadores convidados norte-coreanos, ofereça quaisquer benefícios econômicos ou militares ou não implemente plenamente as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) está ajudando e cooperando com um regime perigoso. Todas as nações devem demonstrar publicamente à Coreia do Norte que há consequências para sua atividade com armas nucleares. Pretendemos levar a ação provocativa da Coreia do Norte ao Conselho de Segurança da ONU e adotar medidas para punir a República Popular Democrática da Coreia.

Os Estados Unidos buscam apenas a desnuclearização pacífica da Península Coreana e o fim das ações ameaçadoras por parte da Coreia do Norte. Como nós, juntamente com outros, deixamos claro, jamais aceitaremos uma Coreia do Norte com armas nucleares.

O presidente e sua equipe de segurança nacional estão continuamente avaliando a situação em coordenação com nossos aliados e parceiros.