Uma mensagem inequívoca do povo da Venezuela

Comunicado da Porta-Voz Heather Nauert, 17 de julho de 2017

Os Estados Unidos aplaudem a coragem e a determinação dos venezuelanos que exerceram seus direitos à liberdade de expressão, associação e reunião pacífica em defesa de sua democracia em 16 de julho. A votação de ontem foi um repúdio massivo à Assembleia Nacional Constituinte proposta, que enfraqueceria as instituições democráticas da Venezuela. O voto de milhões de venezuelanos foi uma afirmação inequívoca em apoio a eleições livres e honestas, assim como ao respeito pela constituição existente.

Além disso, condenamos a morte de uma pessoa em Catia, Caracas, e deploramos a violência. Apelamos ao governo venezuelano que leve os responsáveis pelo ataque à justiça.

Milhões de venezuelanos votaram contra a Assembleia Nacional Constituinte. Suas vozes não devem ser ignoradas. Os Estados Unidos apelam ao governo da Venezuela que abandone a Assembleia Nacional Constituinte proposta. Incentivamos os governos no hemisfério e em todo o mundo a pedir que o presidente Maduro suspenda esse processo para enfraquecer a democracia na Venezuela.