UBIQUITI BR
UBIQUITI BR
Published in
5 min readAug 6, 2018

--

Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede Wi-Fi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos

Embora as boas práticas reforcem a importância de sempre utilizar cabos para conectar os APs aos demais recursos disponíveis na infraesturura da rede, há situações em que não é possível seguir essa recomendação.

Por exemplo, a passagem de cabos pode ser logisticamente muito complicada em ambientes abertos, como praças públicas e estacionamentos. A logística de passagem de cabos também é um desafio em alguns ambientes industriais, principalmente em galpões de armazenamento (CD). Além desses exemplos, normalmente é inviável fazer a passagem de cabos em prédios tombados onde não é permitido alterar sua construção civil.

Nesses casos é possível interligar vários APs UniFi de maneira encadeada e sem fio, conforme ilustrado na figura abaixo, através de um recurso denominado Wireless Uplink de Múltiplos Saltos ou simplesmente Mesh.

Até recentemente o recurso Wireless Uplink Mesh somente podia ser feito com os UniFi APs Outdoor (figura abaixo) que são resistentes ao tempo/chuva em ambientes externos, ou seja, naqueles locais abertos em que normalmente é realmente mais difícil viabilizar a passagem de cabos.

A boa notícia é que desde o lançamento do firmware v.3.9.1, todos os novos UAP-AC suportam o recurso Wireless Uplink Mesh, inclusive os tradicionais APs em formato de disco para ambientes internos (indoor). Com os firmwares anteriores somente era possível fazer o Wireless Uplink de um único salto (single-hop) nesses APs, até um limite de 4 APs repetidores conectados sem fio (downlink) no AP cabeado (uplink). Para saber mais sobre os APs UniFi, recomendamos a leitura deste artigo.

Para habilitar o Wireless Uplink no UniFi Controller, o primeiro passo necessário é entrar nas configurações do site para verificar se a opção “Connectivity Monitor and Wireless Uplink” está habilitada.

Feito isso, os UAPs somente farão a conexão mesh via Wireless Uplink se não estiverem conectados via cabo. O comportamento padrão dos novos UAP-AC é utilizar exclusivamente a banda de 5GHz para conexão via mesh porque nela há menor incidência de interferência do que na faixa de 2,4GHz, afinal o recurso de Wireless Uplink é bastante sensível à qualidade do link wireless.

Observação: A frequência de 2,4 GHz somente será utilizada para estabelecer a conexão mesh via wireless nos antigos APs legados que não são dual-band.

Assim que um AP sem cabo de rede é ligado à energia através de uma fonte PoE, ele inicia a busca para estabelecer um vínculo wireless com outro AP nas suas proximidades que já tenha sido provisionado pela controladora. É muito importante assegurar que o AP sem cabo de rede (repetidor) esteja no alcance do sinal wireless provido por outro. Para evitar problemas com a qualidade do link wireless, a recomendação é manter o sinal recebido do AP principal em 70%, caso contrário o uplink pode ficar instável.

O administrador pode visualizar o novo AP na interface do software UniFi Controller, sendo que seu status pendente de adoção estará com uma observação “wireless” entre parênteses, conforme pode ser observado na figura abaixo. Basta adotar o AP para que a controladora faça seu provisionamento e, então, seu status ficará “Online (Wireless)”.

O Wireless Uplink funciona de forma automática mesmo quando existem múltiplos APs nas proximidades. Constantemente o AP conectado em mesh fica monitorando sinais recebidos de outros APs e automaticamente escolhe aquele dispositivo com melhor sinal.

No entanto, também é possível que o administrador faça a configuração manualmente do AP repetidor para indicar explicitamente qual deve ser o AP de uplink utilizado na rede mesh. É possível indicar até dois outros APs de uplink com diferentes prioridades, assim se o nível de sinal do AP primário ficar ruim, então o wireless uplink será feito com o AP secundário. Para fazer essa configuração manualmente, basta selecionar a seguinte opção no UniFi:

> Devices
> Selecionar um AP
> Config
> Wireless Uplink

Outro detalhe importante é que um Wireless Uplink pode ser removido pelo administrador a qualquer momento. Para fazê-lo é necessário selecionar o AP de Uplink, na seguinte opção do UniFi:

> Devices
> Selecionar um AP
> Details
> Downlink
> Clicar na Lixeira

> EDIÇÃO 05/2021: UniFi Versão 6.0+

O procedimento de configuração do Wireless Uplink pode variar nas versões mais recentes do software UniFi, a partir da versão 6 em que existem duas opções de interfaces gráficas (nova e clássica).

Figura. Mesh no UniFi Network v6.2
Figura. Mesh no UniFi Network v6.5

Uma primeira diferença é que nas novas versões o recurso é totalmente automático e já vem habilitado por padrão. Essa opção pode ser manipulada/desligada no seguinte menu:

UniFi Network v6.2

> Settings
> System Settings
> Controller Configuration
> Uplink Connectivity Monitor

UniFi Network v6.5

> Settings
> System
> Application Configuration
> Uplink Connectivity Monitor

Apesar dessas diferenças listadas abaixo, a lógica segue sendo a mesma e o recurso basicamente opera de maneira automática. A eventual personalização dessas configurações para definir as permissões de downlinks (para os APs cabeados) e uplinks (para os APs repetidores) é aplicada nos APs individualmente, conforme listado abaixo:

> Devices
> Selecionar o AP
> Settings (v6.5) ou RF (v6.2)
> Selecionar o Rádio
> Enable Meshing
> Manual
> Uplink - Connect to Other AP
> Definir APs Uplink

Observação: Apesar de todas as facilidades proporcionadas pelo recurso Wireless Uplink, é importante destacar que seu uso deve ser evitado sempre que possível, visto que haverá cerca de 50% de perda de desempenho para cada salto decorrente do processo de repetição de sinal. Essa degradação ocorre porque todos os APs repetidores (mesh) operam no mesmo canal do AP principal conectado via cabo, criando a concepção de uma macro-célula compartilhada por todas as estações conectadas em todos os APs.

Vídeo. Configuração de Wireless Uplink
Vídeo. O Que é MESH no Wi-Fi?
Loja Oficial Ubiquiti BR
br.store.ui.com
Grupo UniFi Facebook
fb.com/groups/ubnt.unifi.br
Grupo UniFi LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Fórum Oficial Ubiquiti
forum-pt.ui.com

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

--

--