São João: Do velho Cal

O São João é uma comemoração junina que ocorre sempre no meio do ano, mais precisamente no mês de JUNHO no dia 24.

São João é conhecido como o “Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.

Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o forró e muitos outros.

Uma das principais danças entre as comemorações Juninas é a QUADRILHA e será uma das coisas sobre quais irei falar.

Bem, começando então a relatar sobre o São João do velho Cal, vou logo relatando que ocorreu uma mudança na data da comemoração. A direção da escola, por motivos de falta de segurança/policiamento na festa, adiando assim, a comemoração que seria no dia 28/06 para o dia 11/07 (semana que iniciava a volta dos alunos do recesso escolar).

Tendo assim, os alunos da Escola Estadual Castro Alves, sob a coordenação e orientação do professor e coreógrafo Magson Barbosa, e olhares frequentes da direção, o desafio de elaboração e aprendizagem das coreografias armadas pelo professor em apenas 5 dias.

Tendo os alunos do matutino que se deslocarem até a escola entre as 16:30 e 17:00 da tarde para o início dos ensaios. O desafio maior era: De forma prática, eficiente e dinâmica (descontraída), passar aos alunos e ter deles o seu melhor para o dia da tão esperada APRESENTAÇÃO.

Muitos no primeiro dia ficaram exaustos, foi um ensaio pesado, cansativo, mas que serviu de pontapé inicial para a socialização dos que lá participavam.

Os Alunos das diversas séries do matutino/vespertino se comprometeram em dedicar-se esforçadamente para que pudéssemos fazer uma quadrilha divertida.

Quanto ao figurino: Roupas nada tradicionais, sendo elas mais descontraídas, matutas. Teve até uma vadia “puta” na apresentação, com uma participação especial de uma ex-aluna da escola.

Serei bem critica agora em alguns aspectos que ocorreram no dia da festa. 1º informava no convite as informações de Local, data e hora. Ocorreu no sábado dia 11/06 e que seria as 16 horas. Não obstante, ocorreu uma falha nesse quesito. A organização da festa atrasou muito em organizar a escola para que o evento fosse realizado no período proposto, e na falta de venda de água mineral para os convidados e presentes.

Ocorreram apresentações de dança das: Bonecas de pano, o solo da bailarina Yasmim Melissa e uma apresentação do Magson Barbosa. Para fechar o evento: A quadrilha, toda cheia de alegria tirou risos dos convidados.

Na venda das comidas mandaram MUITO bem, fez maior sucesso. O São João do velho Cal esse ano, diferentemente dos outros (considerado por mim) foi um dos melhores. Erros e falhas acontecem e mesmo com eles, o brilho da nossa escola não sei apagou.

Dedicado a E.E. Castro Alves.

— Viviane Matias

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.