Configuro a minha renda

A primeira coisa que fiz no Vai Sobrar! foi configurar a minha renda. O meu salário. Na tela principal dos meses, cada mês tem um menu, onde você encontra a opção “Atualizar renda”. É ali que informo a minha renda para um determinado mês. Se eu quiser, ainda posso definir aquela renda como a renda padrão a partir daquele mês. Assim o aplicativo usa essa renda para todos os meses e eu não preciso informá-la a cada mês.

Image for post
Image for post

Cadastro minhas despesas

Com a renda configurada, cadastrei cada uma das contas que pago mensalmente (condomínio, internet, telefone, etc.). As únicas informações obrigatórias são a descrição da conta, o valor e o dia de vencimento. Só com essas informações o aplicativo já consegue te ajudar a não esquecer de pagar nenhuma das suas contas e você nem precisa ter um trabalhão fornecendo um monte de informações a cada conta que cadastra. …


O campo das finanças pessoais é muito amplo: passa por mapeamento e controle de gastos, desenvolvimento e manutenção de orçamento, poupança, investimentos, metas, reeducação e muito mais. Um serviço online ou um aplicativo que se preste a fazer tudo isso em um só lugar tem uma grande preocupação pela frente: garantir que tudo o que ele oferece tenha a qualidade e praticidade necessárias para o momento atual da tecnologia mundial sem o apoio tecnológico, neste caso, dos bancos que, diferente de EUA e Europa, teimam em não prover pontos de integração (seguros, claro) aos dados de seus clientes para serciços de terceiros. …


Assim que começamos a trabalhar e ter os nossos salários, independente de pagarmos a nossa propria faculdade ou não, os planos para usufruir do salário começam: comprar um carro, uma moto, aquele aparelho de som moderno, um smartphone, um apartamento, etc. Tudo isso está muito de acordo com o que é socialmente esperado ou até mesmo esperado como resultado dos enormes investimentos em propaganda feitos por grandes empresas na TV. Mas será que estes caminhos (o socialmente esperado e o incentivado pela propaganda) são de fato os melhores caminhos para nós?

Assim que conquistamos a nossa pseudo-independência-financeira, ou seja, o nosso salário, já nos deparamos com 2 aspectos de mercado que tocam profundamente as necessidades humanas básicas: facilidade de crédito e incentivo ao consumo. E, daí, começa a trajetória comum a muitos brasileiros: cartões de crédito, cheque especial, parcelamentos, bens de consumo cada vez mais caros, empréstimos, salário apertado, dívidas e mais dívidas. …

About

Vai Sobrar!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store