Como organizo minhas finanças pessoais com o Vai Sobrar! para Android

Configuro a minha renda

Vai Sobrar!
Feb 14, 2016 · 4 min read

A primeira coisa que fiz no Vai Sobrar! foi configurar a minha renda. O meu salário. Na tela principal dos meses, cada mês tem um menu, onde você encontra a opção “Atualizar renda”. É ali que informo a minha renda para um determinado mês. Se eu quiser, ainda posso definir aquela renda como a renda padrão a partir daquele mês. Assim o aplicativo usa essa renda para todos os meses e eu não preciso informá-la a cada mês.

Image for post
Image for post

Cadastro minhas despesas

Com a renda configurada, cadastrei cada uma das contas que pago mensalmente (condomínio, internet, telefone, etc.). As únicas informações obrigatórias são a descrição da conta, o valor e o dia de vencimento. Só com essas informações o aplicativo já consegue te ajudar a não esquecer de pagar nenhuma das suas contas e você nem precisa ter um trabalhão fornecendo um monte de informações a cada conta que cadastra. Pode atualizar tudo depois.

Image for post
Image for post

O cadastro das despesas tem 2 facilitadores interessantes: você pode cadastrar uma despesa fixa e uma despesa com parcelas. No caso de uma despesa fixa, ela vai se repetir em todos os meses subsequentes. Ou seja, você não vai precisar cadastrar a mesma coisa para cada mês que vem pela frente. E no caso de uma despesa com parcelas, basta informar a quantidade de parcelas no campo respectivo e o aplicativo repete a despesa com o valor informado para aquela quantidade de parcelas.

Image for post
Image for post

Analiso as informações

Depois de cadastrar as minhas despesas mensais, tenho algumas informações e estatísticas a minha disposição. Na minha lista de despesas de um determinado mês, tenho um resumo daquele mês no topo da lista, e todas as minhas despesas com informações sobre despesas fixas e parecelas, seus valores e seus vencimentos. Além disso, as despesas que eu ainda não paguei naquele mês aparecem em vermelho. Quando pago cada uma delas, informo o pagamento com o botão “$”. Com isso, a despesa fica verde, indicando que já está paga, e os dados do resumo são atualizados.

Image for post
Image for post

Quando volto à tela principal com os meses, tenho o resumo de cada mês atualizado com as informações das despesas que cadastrei. O resumo dos meses traz: a minha renda naquele mês, o total de despesas e um saldo. Enquanto o meu saldo for positivo, ele se mantém na cor verde. Ou seja, estou mantendo meu orçamento sob controle.

Image for post
Image for post

Quando o valor total de despesas fica vermelho, significa que vou gastar demais naquele mês (mais da metade da minha renda), e é bom ficar atento e diminuir esta quantia porque é um padrão pesado de se manter e você pode acabar se endividando.

Image for post
Image for post

O resumo também mostra uma seta vermelha (pra cima) ou verde (pra baixo) ao lado do valor total de despesas. Esta seta indica se você está gastando mais ou menos que o mês anterior, também ajudando a manter o controle do orçamento.

Image for post
Image for post

Além destas informações, cada mês apresenta alguns gráficos, que resumem o orçamento e ajudam a analisá-lo com mais facilidade. São gráficos de despesas por categoria, despesas por tipo, despesas com o valor muito alto, despesas com muitas parcelas e vencimentos por semana. No topo da tela, há sugestões de limites para gastos diários e semanais, baseados no saldo do mês.

Image for post
Image for post

Agora, recebo alertas e mantenho meu orçamento atualizado

Agora que já tenho minhas despesas cadastradas com seus devidos vencimentos, recebo alertas no meu e-mail e no meu telefone com as despesas que vencem a cada semana. Também recebo os alertas quando as despesas chegam no dia de seu vencimento.

Image for post
Image for post

Se eu quiser, ainda posso configurar lembretes em cada despesa. Se eu quiser que o aplicativo me lembre que preciso pagar alguma conta alguns dias antes do seu vencimento, configuro um lembrete na despesa e ele envia um alerta pro meu e-mail e no meu telefone com o lembrete. Além disso, o aplicativo mantém uma notificação na tela principal enquanto o lembrete existir, ajudando a realmente não esquecer aquela conta. Se eu quiser que o aplicativo pare de mostrar os lembretes, posso dispensá-los a qualquer momento.

Image for post
Image for post

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store