Quando devo usar o Vai Sobrar?

O campo das finanças pessoais é muito amplo: passa por mapeamento e controle de gastos, desenvolvimento e manutenção de orçamento, poupança, investimentos, metas, reeducação e muito mais. Um serviço online ou um aplicativo que se preste a fazer tudo isso em um só lugar tem uma grande preocupação pela frente: garantir que tudo o que ele oferece tenha a qualidade e praticidade necessárias para o momento atual da tecnologia mundial sem o apoio tecnológico, neste caso, dos bancos que, diferente de EUA e Europa, teimam em não prover pontos de integração (seguros, claro) aos dados de seus clientes para serciços de terceiros. Ou seja, garantir facilidade de uso, praticidade e qualidade de dados em meio a uma serie de limitações tecnológicas.

Por isso, o Vai Sobrar! escolheu 1 área para ajudar seus usuários: desenvolvimento e manutenção de um orçamento pessoal. Ou seja, ele não é um serviço que vai ajudar a mapear e controlar seus mais diversos gastos cotidianos (como os gastos “invisíveis” com lanches e chocolates), tampouco o ajudará a planejar investimentos e projetos/metas pessoais de consumo. Mas ele é o serviço que vai te ajudar a manter as suas contas em dia e a vigiar a saúde do seu orçamento mensalmente, indicando os caminhos que vão ajudar a, literalmente, fazer sobrar algum todo final de mês. Ou seja, sabe todas aquelas contas que você paga todo mês, suas compras parceladas, a viagem que vocês está planejando e as até as compras de Natal? É com o Vai Sobrar! que você vai enxergar o impacto no seu orçamento do mês e garantir que você tenha tudo registrado para que, no impulso, não acabe assumindo mais despesas do que já tem, porque eventualmente “esqueceu” do que já havia planejado.

Especialistas em finanças pessoais indicam o seguinte caminho para sanitizar suas finanças pessoais:

  • Mapeie seus gastos diários, para saber pra onde vai o seu dinheiro
  • Identifique e corte os gastos desnecessários/exagerados
  • Desenvolva um orçamento com os gastos que vão se repetir todo mês
  • Crie pequenos limites para os gastos considerados supérfluos (lazer, jóias, roupas, viagens)
  • Atenha-se ao seu orçamento mensalmente, e revise-o
  • Planeje poupar/investir o dinheiro que futuramente sobrar

O Vai Sobrar! é um serviço muito útil (e extremamente prático) para o momento de desenvolver/atualizar o seu orçamento e ater-se a ele. Sua simplicidade vem justamente do fato de focar somente na manutenção do orçamento e buscar minimizar ao máximo o esforço nessa tarefa. Ele oferece uma série de indicadores, gráficos e alertas aliados a um dashboard com o seu orçamento do ano inteiro justamente para garantir que você mantenha o foco no que planejou e consiga, de fato, fazer com que sobre algum no fim do mês!

Portanto, quando devo usar o Vai Sobrar? Não é para o controle diário de gastos, e também não é para controlar investimentos. É para prever o quanto vou gastar no próximo mês, o quanto vai sobrar da minha renda e jamais esquecer de cumprir com o que planejei e pagar tudo em dia!

Então, que tal fazer um experimento? Coloque no Vai Sobrar! todas as suas despesas fixas para o próximo mês (luz, aluguel, condomínio, escola, financiamento, água, telefone, etc.). Garantindo que todas as suas contas estão lá, evite ao máximo fugir deste orçamento praticando aqueles gastos supérfluos (chocolates, balas, lanches, cafezinhos, etc.). Você vai se surpreender com o quanto de dinheiro você é capaz de guardar em apenas 1 mês! ;)