Quando encontramos nossa casa?

Vanessa Capistrano
Sep 4, 2018 · 3 min read

Vou começar esse texto com uma pergunta: o que é casa para você?

Pergunta fácil? Para mim é infinitamente difícil.

Desde nova, tive a imagem fraterna dos meus pais, não mudamos muito de lá para cá, eu tive uma moradia constante, mas dentro de mim, aquele lugar nunca foi casa.

Para aquelas pessoas que são de pessoas, casa é tudo aquilo que os relaciona a pensamentos e memórias, a casa que eu cresci desde pequena com pedrinhas na cor cinza e a garagem do carro do meu pai, seria mesmo reflexo de casa. Um lugar repleto de paz e felicidade, afinal, foi ali que eu vivi os melhores e os piores dias da minha vida, mas para mim, não foi casa.

Uma parte de mim culpa a super proteção da minha mãe em me limitar nesse mundão de Deus. Eu nunca fui a garota que viaja por todos os países sem destino, eu somente viajava com eles ou perto deles e eu acho que por isso, eu sinta que ainda tem tanto a explorar.

Tudo começa quando eu me vejo daqui a um ano. Nossa! Aquela vontade louca parece ser mais real do que nunca e quem eu seria se não adicionasse realidade, futuro e a palavra casa ali?

É um conjunto de mim mesma num lugar só.

A mudança que eu sempre quis ter, mesmo sabendo que de algum jeito, tudo pode dar errado por lá, mas ainda sim, eu nunca tentei.

Por muitas vezes, coloquei num planner a seguinte frase ‘aqui vou eu’, e depois de muito planejamento e vontade, peguei uma borracha e apaguei. Sabe, é que eu tenho pouco foco na vida, e houveram momentos em que tudo se perdeu na minha mente, mas como em todos esses anos, eu acredito que tudo possui um porque, aqui estamos nós, cada vez mais perto de uma realidade que parece nos cercar e às vezes, somente às vezes…

Nos sufoca.

Então, chegou a hora de parar de sonhar com todas aquelas roupas, todos aqueles lugares e adicionar aquilo ali a minha realidade, a minha vida.

Nós sabemos onde estaremos daqui a um ano?

Certamente não.

Mas nós sabemos que nossas metas precisam estar intactas, já que os nossos planos só dependem de nós mesmos.

E eis que eu estou aqui, aquela mesma garota que teve o significado de casa perfeito. ‘lar do doce lar’, era o que eu sempre pensava ao lembrar dos natais com os meus pais, mas nunca meu lar, quando comparando com tudo o que eu poderia viver.

Talvez eu seja uma pessoa de pessoas, talvez as minhas pessoas são todas aquelas que eu ainda não vi. Os amores impossíveis, as realidades que fogem dos meus dedos e a vida que eu sempre sonhei em ter.

Teremos altos e baixos, ficaremos calados nos perguntando se a vida é mesmo aquilo ali e aí, quando tudo parecer não fazer sentido, olharemos em frente.

Fecharemos os olhos e sentiremos a brisa bater no nosso rosto, independente do que esperamos para a nossa vida, para o nosso futuro. Nesse momento, pela primeira vez, nos sentiremos em casa e não, não pelas pessoas que nos rodeiam, pelos amigos que deixamos partir, ou pela vida que temos em mente, nos sentiremos em casa somente por saber que o nosso futuro começa a partir dali.

Independente a quantas a nossa vida caminha, é sobre pertencer.

Algumas pessoas pertencem a pessoas, a lugares, outras não.

Outras pessoas pertencem ao conjunto de objetivos já traçados.

Outras pessoas pertencem somente ao amor.

Bobagem colocar amor no meio desse texto, não? É, talvez até seja.

Mas de uns tempos para cá, cheguei à conclusão de que se não fizer tudo na vida com amor, não se vive completamente, e eu sempre preferirei ser alguém que adiciona ao amor absolutamente tudo e ao mesmo tempo nada.

Aquela pessoa que cogita encontros, mas que recua quando ele se torna real demais.

E se tudo estiver caminhando para esse encontro que se chama casa,

O que é que tem?

Perguntas sem respostas, obviamente, mas certamente, um futuro já traçado não depende de nós, ou depende?

É só e somente sobre pertencer.

    Vanessa Capistrano

    Written by

    So called writer dreaming on publishing her story’s and chronicles 📖

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade