A “Chinela Azul”, Thirteen Reasons Why E A Onda De Ignorantes

Sinceramente, acredito fortemente que o que deixamos passar diante dos nossos olhos são mais importantes do que as coisas que damos atenção. Se olharmos o nosso universo podemos ficar fascinados com tudo o que enxergamos, agora imagine o quão pode ser grande as coisas que não conseguimos enxergar porque temos um olhar superficial.

De uns dias pra cá surgiu uma onda de noticias sobre um jogo que poderia levar adolescentes para a morte, chamado Baleia Azul. E no mesmo momento em que o tal jogo assassino se tornou um prato cheio para sites e canais de noticias brasileiros, uma série original da Netflix virou um hype entre os jovens, Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why).
A série fala sobre uma garota - Hannah Baker - que suicidou após sofrer várias situações desagradáveis em seu âmbito escolar e os 13 motivos que levou-a a cometer o suicidio. Durante a série conhecemos vários personagens que foram responsáveis de forma indireta pela morte da garota. Entre eles está o Tyler, que a perseguia e tirava fotos dela. Em uma das perseguições ele registra o momento em que Hannah está beijando uma colega de escola, e isso acaba se tornando uma situação horrível de constrangimento.
Obs: É importante que vocês lembrem-se de cada informação que for citada, pois poderá ser importante na conclusão do meu raciocínio.

O jogo Baleia Azul pode se interligar com a série pois ambos tratam de um assunto que acabou se tornando um tabu em nossa sociedade atual.
Vários sites como a Capricho - conhecida pelo conteúdo Teen - e R7 - conhecida pelos assuntos que tratam as novelas da Record - abordaram o jogo de uma forma um tanto indevida. A falta de informação que essas fontes não confiáveis tratou o assunto se tornou o estopim para uma guerra de ideias baseadas em uma informação incorreta que desencadeia uma onda de ignorantes usando suas redes sociais para proliferar suas ideias baseadas em nada.
Os sites citados acima não souberam dar a informação correta e nem ao menos se importaram em dar as devidas instruções em como abordar o assunto, e começamos a acreditar que o jogo Baleia Azul foi responsável por dezenas de suicídio - nenhum suicídio teve uma participação do jogo confirmado - e que qualquer criança desocupada pode participar.

O site Capricho que tem grande influência entre os adolescentes, no mesmo momento em que estava falando sobre os 13 Porquês - que já era febre nos EUA - começou a proliferar o Baleia Azul fazendo assim o suicídio ser um assunto bastante citado, já que os dois abordam o mesmo assunto. E caso algumas pessoas não saibam, quando um adolescente sente dor e vê que pode haver uma saída, ele pode não pensar duas vezes e ir correndo para essa saída. Assim se tornou o Baleia Azul. Varios jovens começaram a procurar saber mais sobre tal jogo que poderia aliviar uma dor e por mais que muitos nem consigam participar - Já que o jogo é russo - isso aumenta a vontade e atratividade do jogo.

O canal de notícias R7 que é ligada à Rede Record que é do mesmo dono da Igreja Universal Do Reino De Deus fez o que pra mim foi a pior forma de dar uma noticia.
Todos sabemos que a Record tem um público religioso por conta das novelas que tem alguma coisa Bíblica na trama e pela programação da IURD. E sabemos também que fanáticos cristãos não gostam muito de diálogo. A Record e R7 abordaram o jogo como se fosse algo que é implantado na cabeça dos jovens e recomendou que os pais começassem a investigar o que seus filhos fazem na internet, e logo os fanáticos cristãos - que também são fanáticos pela ideia da familia tradicional - começou a se manifestar através da internet de uma forma bem esperada: Ignorantes Mal Informados.

Nos últimos dias tive o desgosto de ver posts no facebook afirmando que suicídio é para quem não tem nada pra fazer. Mensagens em grupos do Whatsapp fazendo piada com esse assunto dizendo que adolescente que comete suicídio precisa de "chinelada", precisa apanhar, precisa lavar a louça.
Vamos tentar entender: o suicídio não é algo que você simplesmente sente vontade de fazer e faz, não é algo que se decide da noite pro dia. Antes de alguém cometer o suicídio esse alguém já sentiu muito dor e já procurou muitas saídas. E julgar afirmando que "Sempre sentiu dor e nunca se matou" é idiotice pois seu psicológico não é igual ao de outro ser.

No fim das contas o que está acontecendo é como a situação que citei acima que ocorre na série Os 13 Porquês.
A mídia (cristãos fanáticos e sites que lutam para ter leitores) acabaram pegando uma situação indelicada sobre um assunto delicado como o Suicídio para disseminar uma ideologia de "familia acima de tudo" e para ganhar seguidores ou simplesmente ser acessado.
Por fim, tudo o que está acontecendo é resultado de uma alcatéia de mal informados se deliciando em informações mal dadas para saciar seu sentido de superioridade acerca de um assunto que não têm domínio.


Muito Obrigado por ter lido tudo isso, peço que recomendem para atingir mais pessoas e comente caso você viu algo que não concorde!

Obrigado e tenha uma longa vida!