West e sua Evolução

Nesse mês nos Estados Unidos o Hip Hop foi o gênero mais escutado, ultrapassando assim o rock que durante anos dominou o topo de hits e fans. No meio desse crescimento do rap mundial o Brasil também cresce de uma forma linda aos olhos dos verdadeiros ouvintes. Cyphers ultrapassando os 10 milhões de views, sons tocando em rádio, mc's sendo convidados para dar entrevista em canais de tv que por anos era dominado pelo rock e estilos populares como sertanejo. 
Apesar dos pesares o futuro do rap no Brasil é lindo, se formos olhar a cena desde o "nascimento" até hoje, a palavra que mais define tudo isso é 'Evolução'.
Se o cenário maior do rap cresce, é claro e evidente que nascerá novos mc's com talento e esses mc's ocuparão novos espaços na cena. Uma das promessas do Rap/Trap Nacional é o jovem Cearense Geovane West. E é sobre ele que vamos falar agora.

Nos últimos dias West lançou o single 'Evolução' com um belo clipe dirigido pelo mestre Artur Luz (o link dos clipes citados aqui estarão no fim deste artigo).
Ao ouvir esse som eu pensei em fazer uma análise foda, mas depois de muito quebrar a cabeça eu me toquei que não é possivel analisar esse som sem analisar o que veio antes e realmente entender o porquê desse single ser uma 'Evolução’. Então escutei dois sons dele para fazer esta análise, "Game" e "Baby Please" que tem a participação do ADF.

No som "Baby Please", West vem e traz uma pegada romântica de uma forma muito melancólica e num lado mais sexy de uma relação. Com uma produção foda de masterização, gravação e mixagem, West consegue fazer um love song digno de cenas de sexo numa novela das 9.
A participação do ADF consegue manter a qualidade que o West trouxe no refrão e em seus versos, e isso torna o som chiclete e em poucos segundos você já tem decorado "O teu cheiro na minha roupa que me faz lembrar daquele dia que a gente se encontrou".

- "Tá okay, mas o que esse som tem a ver com tudo isso?"
Calma... Vamos chegar aonde eu quero :) .

Agora vamos partir para o som "Game" cujo tem um clipe produzido pelo Artur Luz que fez vários clipes da cena do rap fortal (Ah, fiquem ligado que o Artur Luz vai ter um artigo só pra ele).

Quando eu escutei esse som eu passei umas meia-hora pensando no que esse som tem a agregar nesse artigo. Então eu desisti, afinal para mim esse som só relatava o que ele vivia e não tinha nada demais que pudesse influenciar o andar deste artigo.
Então deitei, coloquei meus fones de ouvido e comecei a ouvir uns raps aleatoriamente, e logo caiu nessa música.
E como se uma maçã caísse em minha cabeça eu entendi que este som precisava estar aqui.

Acabamos de analisar brevemente o som "Baby Please" onde o West veio com uma pegada romântica talvez de no intuito apenas de relatar sobre uma paixão. E chegamos a "GAME" no qual West fode com o Don Juan que havia e de cara vem com a frase "Vadias querem minha grana".
Ao longo do som ele retrata as dificuldades que ele teve para chegar até o páreo e a consequência disso tudo, sendo as vadias o amando e os invejosos desejando o que ele tem. E ao escutar com calma esse som eu me toquei que ele querendo ou não ele agora está fazendo parte do Game, e como o jogo é sujo ele está sentindo os olhares, o desejo, a inveja que te ronda enquanto ele caminha rumo ao topo.
Esse som é sua entrada no Rap Game.

E finalmente chegamos a track "Evolução". E depois de tudo que falei aqui acho que nem é necessário explicar o porquê desse nome. É nítido que em sua caminhada ele está dando passos muito largos.
Já que ele realmente entrou nesse jogo ele traz um refrão que retrata bem o que ele deseja nisso tudo. "Só quero dinheiro, dinheiro, dinheiro".
Logo em seu primeiro verso ele chuta a porta e confirma que está no jogo:

"Eu cheguei pra mudar o sistema / Sem algemas, inveja ou problemas"

E mais um pouco a frente ele diz algo que pode destruir todo esse texto:

"Eu lembro daquela mina que um dia mandou eu me foder / Eu só dei um avanço e nem tô no game e agora ela quer me ter"

Mas esse é o jogo dele. A busca pela grana, pelo dinheiro merecido por todo o seu trabalho. Isso talvez não seja um mero jogo onde o objetivo é encher um baú com tesouros, mas sim um sucesso pessoal. Saber que apesar das dificuldades, da falta de grana, da risada que ouviu ele ainda está vivo e a grana é o que merece depois de viver tudo isso. 
Esse é jogo de West, essa é sua notável evolução.


Valeu por ter lido até aqui, peço que compartilhem esse artigo pois vai me ajudar e vai ajudar o West!

Esse texto é o primeiro de muitos que irei postar aqui relacionado ao Rap Fortal, então se você tem alguma sugestão pode deixar o comentário aqui ou fala no direct no insta @Victor_smorais.

Valeu e compartilhem!


Links relacionados:

https://youtu.be/gojOMfjIKZI — West GAME

https://youtu.be/PboMbyuVN3Q — West, Baby Please

https://youtu.be/WenUm0c6mfc — West Evolução (Video Clipe)

Instagram:@Oficialwest

Contato: westcontato@gmail.com