Como os Jovens UX e UI Designers se profissionalizam?

Vitor David
6 min readJan 18, 2022
Foto representando um local de trabalho ou estudo em casa: No lado esquerdo apresenta um Macbook, ao centro tem um caderno aberto com um postit azul colado na página, acima do caderno tem um mouse cor de rosa com fio ligado ao Macbook e na parte superior direita da foto temos 2 canecas contendo lápis, canetas e tesouras dentro.

Olá 👋 tudo bem?

Olha eu aqui novamente 😉

No primeiro artigo eu comentei um pouco sobre a idade dos profissionais que estão migrando para o UX e UI, quais as motivações desses profissionais, a representatividade na área e os estados em que esses profissionais estão.

Agora nessa segunda parte do meu mergulho no mundo dos UX e UI Designers Juniores, vou compartilhar um pouco sobre as formações profissionais, formas de buscar conhecimento e quais são as vagas dos sonhos de um Profissional Junior.

E nesse momento algumas perguntas ficavam na minha cabeça:

De onde os Juniores vem?

Como eles tentam ir para a área de UX ou UI?

O que eles esperam da primeira grande oportunidade?

Por onde os Juniores começam?

Informações do gráfico sobre o grau de escolaridade: 50% dos entrevistados tem graduação completa 17,7% está com a graduação incompleta.. 15,3% tem pós graduação completa.. 5,6% está com a pós graduação incompleta.. 3,2% tem MBA completa.. 2,4% está com a MBA incompleta.. 2,4% está com Mestrado incompleto.. 0,8% tem Pós graduação.. 0,8% tem o ensino médio completo.. 0,8% está cursando o ensino médio.
Caso queria visualizar a imagem com uma melhor qualidade: https://drive.google.com/file/d/1E-3gCTEBJz82zvmJRMBUs_UWaIn_qyO_/view?usp=sharing

No gráfico acima podemos analisar que a grande maioria das pessoas já estão cursando o nível superior ou já tem algum Grau acima do bacharel e apenas 0,8% tem o ensino médio completo ou 0,8% está cursando o ensino médio, ou seja, 98,4% das pessoas que participaram da pesquisa estão cursando o nível superior ou já tem alguma formação superior.

Gráfico sobre curso de formação: 41,4% das pessoas cursaram Design.. 17,1% são cursos definidos como “Outros”, pois apenas umas pessoa listou o curso.. 10,8% das pessoas cursaram publicidade.. 8,1% das pessoas cursaram tecnologia.. 4,5% das pessoas cursaram Comunicação Social.. 4,5% das pessoas cursaram Marketing.. 3,6% das pessoas cursaram Arquitetura.. 2,7% das pessoas cursaram Multimídia.. 1,8% das pessoas cursaram direito, psicologia, ou jornalismo

Dos profissionais que têm graduação completa, cerca de 41,4% são relacionados ao Design, 10,8% à publicidade e 8,1% relacionados à tecnologia. Os 17,1% que estão definidos como “Outros”, são cursos em que apenas 1 participante o listou.

Podemos analisar que a maioria dos profissionais vem da área de Design, porém não são só da área de Design que o UX / UI é construído. No gráfico é bem claro que existe uma gama de áreas bem grande que podem agregar conhecimento para o UX e UI.

Por onde buscam conhecimentos de Ux e Ui?

Informações do gráfico Por onde buscam conhecimentos de UX e UI?:   Cursos 89,5%..  Artigos 70,2%..  Youtube 57,3%..  Instagram 37,9%..  Podcast 24,2%..    Obs: Poderia ser marcado mais de uma opção. Foi escolhido as 5 opções mais votadas.
Obs: Poderia ser marcado mais de uma opção. Foi escolhido as 5 opções mais votadas.

Em uma pesquisa geral (profissionais de nível júnior / pleno / sênior), foi observado que grande parte dos entrevistados escolhem os cursos como a maior forma de aprendizado. Quando falamos de cursos, entramos em um assunto extremamente amplo e complicado, pois atualmente existe diversos cursos no mercado, com uma gama gigantesca de valores e vários pontos comentando a sua qualidade.

Temos 4 entre os 5 temas mais votados que envolvem criadores de conteúdos: youtube, artigos, instagram, podcast, etc. Lembrando que nesse meio, geralmente são conteúdos gratuitos. Com esse volume de votos, podemos levantar as seguintes hipóteses:

*O alto valor para adquirir aprendizados na área de UX e UI, está sendo uma barreira?

  • Por conta da visibilidade que essas redes dão para os criadores de conteúdos, as pessoas estão migrando por conta das ofertas nas redes sociais?

Como escolhem um curso?

Informações do gráfico Como escolhem um curso? :  Valor acessível 50,8%..  Recomendação de um grupo 68,5%..  Pois admiro os profissionais que estão como tutor no curso 48,4%..  Instituição de ensino 33,9%..  Qualidade e curso ser reconhecido como bom pela comunidade 2,4%.. OBS: Poderia ser marcado mais de uma opção. Foi escolhido as 5 opções mais votadas.
Obs: Poderia ser marcado mais de uma opção. Foi escolhido as 5 opções mais votadas.

Podemos analisar que as comunidades são relevantes para 68,5% das pessoas que responderam Recomendação de um grupo para escolherem os cursos. Depois em um empate técnico o valor e os profissionais que administram o cursos são fatores que os Juniores levam em consideração na hora de escolher um curso.

Nesse ponto vemos o poder da comunidade, onde as indicações se destacam e se tornam decisivas para escolher um curso. A comunidade tem poder!

O que os levam a desistir de um curso?

Informações do gráfico O que os levam a desistir de um curso?:   Valor 18,8%.. Feedback 17,5%.. Conteúdo ruim 16,3%.. Definidos como "Outros", são motivações em que apenas 1 participante o listou com 7,5%.. Atendimento ruim 5,0%.. Credibilidade e Falsa promessa com 2,5%..

O valor do curso é um fator de desistência, com 48,8%. Agora levanto o questionamento, "A área de UX e UI é elitista?". Na segunda posição dos motivadores para desistir de um curso, temos feedback, outro ponto que podemos analisar o poder da comunidade novamente.

Os 7,5% que estão definidos como “Outros”, são motivações em que apenas 1 participante o listou.

Como está o portfólio?

Na imagem apresenta dois gráficos. O primeiro com a pergunta ”Você está buscando por vagas?”, com o seguinte resultado 52,4% “Sim” e 47,6% “Não”. O segundo gráfico “O seu portfólio está atualizado?”, com o seguinte resultado 62,1% “Não” e 37,9% “Sim”.

62,1% dos profissionais não têm seu portfólio atualizado e 52,4% dos profissionais estão buscando uma oportunidade no mercado, ou seja, tem Juniores buscando vagas no mercado sem o portfólio atualizado.

Por qual motivo as pessoas buscam uma vaga, sem o portfólio estar atualizado?

O que esperam de uma vaga?

Informações do gráfico O que esperam de uma vaga?: Aprender 19,0%..  Vaga 14,3%..  Salário 11,1%..  Flexibilidade 7,9%..  Remoto 7,9%..  Empresa madura 6,3%..  Grande empresa 6,3%..  Time colaborativo 3,2%..  Maturidade em Design 3,2%..  Fora do Brasil 3,2%..  Autonomia 1,6%..  Valor 1,6%..  Não existe 1,6%..  Autonomo 1,6%..  CLT 1,6%..  Não sei 1,6%..  Colaboração 1,6%..  Realizar pesquisa 1,6%..  Diversidade 1,6%..  Time multidisciplinar 1,6%. . Liberdade para criar 1,6%..
Caso queria visualizar a imagem com uma melhor qualidade: https://drive.google.com/file/d/1l4CgGPClM0cGsvDLBVDQiUI4c5pKUrUo/view?usp=sharing

Quando falamos de vagas dos sonhos podemos ver no gráfico acima o que é mais esperado pelos profissionais:

  • 19,0% querem uma oportunidade em que possam aprender.
  • 14,3% querem apenas uma vaga dentro da área de UX / UI Designer.
  • 11,1% querem uma vaga que tenha um bom salário e com benefícios.

Podemos analisar que as duas opções mais escolhidas estão bem atreladas ao aprendizado e crescimento dentro da área em sua primeira oportunidade, ou seja, essa pessoa quer lutar pelo seu espaço no mercado de trabalho e nem sempre o salário é um fator decisivo.

Onde buscam essa vaga? (sites, blogs… canais)

Informações do gráfico Onde buscam essa vaga? (sites, blogs… canais): Site vagas ponto com 17,7%..  Linkedin seção de vagas 79%..  Linkedin feed (página inicial) 64,5%..  Busco vagas no Google 16,9%..  Whatsapp grupos 47,6%.
Obs: Poderia ser marcado mais de uma opção. Foi escolhido as 5 opções mais votadas.

O primeiro e segundo lugar acontecem no Linkedin, sendo elas na seção de vagas e depois dentro do próprio feed (página inicial) do Linkedin e em terceiro em grupos de Whatsapp.

O interessante é que buscar vagas no feed do Linkedin e em grupos do Whatsapp envolvem network (conexões com pessoas) e a comunidade (e a comunidade apareceu novamente).

Os valores da empresa são importantes para pessoas Juniores?

Informações do gráfico Os valores da empresa são importantes para pessoas Juniores?:  Sim 96,4%..  Não sei 1,2%..  Não 1,2%..  Prefiro não responder 1,2%.

Neste gráfico podemos analisar que os valores da empresa são de extrema importância para essas pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, após analisar esses dados vieram novos questionamentos a serem respondidos em uma outra pesquisa:

  • E se uma pessoa não concorda com os valores da empresa, ela se candidata para uma vaga?
  • Se a pessoa entra na empresa em que não concorda com os valores, o que essa pessoa faz?
  • Essa pessoa se candidata para uma empresa em que não concorda com os valores?

Conclusão

  • Ao analisar os dados dessa pesquisa, ficou bem claro que as pessoas que desejam atuar na área de UX ou UI tem o escopo profissional muito diverso, essas pessoas vem do Direito, Biblioteconomia, T.I. e muitas outras áreas, ou seja, você não precisa ser formado em Design para entrar na área.

Nunca, jamais, em hipótese alguma descarte a sua experiência profissional anterior a área de UX e UI. Pois toda experiência é válida, toda experiência é experiência. O que você deverá fazer é ampliar o seu horizonte e moldar o seu conhecimento ao seu novo contexto.

  • O poder da comunidade foi algo que ficou bem claro nessa pesquisa, pois em alguns momentos a resposta das perguntas tem relação com as comunidade. Inicialmente tivemos feedback para escolher um curso, onde em muitos momentos podemos encontrar esse feedback dentro das comunidades. Outro momento a comunidade apareceu, foi na busca por vagas, onde os dois meios mais utilizados para buscar vagas podem ser incluídos dentro de comunidades.

A comunidade tem o poder!

  • E pessoas que querem entrar na área de UX e UI, por favor tenham um portfólio atualizado com seu trabalhos. O portfólio não precisa ser algo mágico e sensacional, ele deve refletir seu momento atual, então antes de se candidatar para uma vaga, dá uma conferida nele.

Muito obrigado mesmo por sua atenção e queria lhe convidar para a terceira etapa dessa pesquisa. Essa parte irá focar nos medos ao migrar de área e irei realizar um bate papo rápido para entender as suas motivações e receios.

Obs: Irei manter total sigilo das informações que surgirem e em nenhum momento irei identificá-los.

E aí, topa? É só preencher o formulário abaixo que entro em contato (em fevereiro) para marcarmos o papo.

Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXN2_UaRCOlB66SIVymXrAF9MLd1X9RRClUV1nwc_DwiECKA/viewform

Caso tenha perdido alguma coisa, logo abaixo vou deixar o link da pesquisa anterior e da próxima!

01: Quem são os Jovens UX e UI Designer?

02: Como os Jovens UX e UI Designers se profissionalizam?

03: Em breve

Você pode achar todos os links sobre a comunidade clicando aqui.

--

--

Vitor David

Como Accessibility Product Design, busco uma constante evolução das minhas Skills e sempre focando em produtos melhora para todas as pessoas.