Criando um abrangente Ecossistema de Ativos Digitais (DAE)

por Dane Keller Rutledge

Volentix Brasil
4 min readDec 3, 2019
Fonte: Martin Waldseemüller, Universalis Cosmographia (1507)
Um Ecossistema de Ativos Digitais (DAE) abrangente pode ser criado combinando uma exchange descentralizada de ativos digitais com uma carteira ponto a ponto multi-moedas e cross-blockchain segura, uma interface analítica de classificação de mercado amigável ao usuário e um programa de recrutamento baseado em incentivos.

MANDATO DE MERCADO

Entrando na segunda década desde o surgimento do Bitcoin, os ativos digitais foram definidos pelos altos e baixos vertiginosos de milhares de criptomoedas — muitas das quais se mostraram fraudes — negociadas por apenas uma pequena porcentagem da população humana total. De modo algum, ignorando esses problemas, há, no entanto, a pergunta: por quais estratégias as tecnologias inovadoras que emergiram nos últimos dez anos continuam a progredir e proliferar, eventualmente penetrando no mainstream?

O foco principal da tecnologia de ativos digitais deve ser simplificar e enriquecer a experiência do usuário. As escolhas de quais tecnologias existentes empregam e quais delas ainda indisponíveis devem ser desenvolvidas e ser orientadas ao conforto, segurança, segurança das transações do usuário e experiências relacionadas.

SOLUÇÃO DE MERCADO

Para atender ao mandato vigente no mercado, um Ecossistema de Ativos Digitais (DAE) abrangente pode ser criado desenvolvendo e combinando os seguintes aplicativos:

Uma plataforma dinâmica da comunidade que recruta e alinha membros da comunidade para apoiar a distribuição de um ativo digital nativo e promover a conscientização e a participação em iniciativas comunitárias.

Uma carteira multi-moeda para facilitar a custódia pessoal e o gerenciamento local de chaves públicas e privadas para uso em transações ponto a ponto, com o objetivo de eliminar os riscos de perdas devastadoras de participação associadas a falhas traumáticas dos operadores centrais.

Um mecanismo de análise acessível por meio de uma interface amigável com dados históricos e de mercado em tempo real, incluindo classificações de ativos digitais e análises de sentimentos.

Uma exchange distribuída e descentralizada de ativos digitais, com ênfase na experiência do usuário, segurança, velocidade, autenticação, facilidade de uso, escalabilidade, suporte a múltiplos ativos e desenvolvimento e governança da comunidade implementados por uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) construída sobre uma coleção coerente de aplicativos gerenciados pela comunidade, de acordo com um código de conduta constitucional.

Uma unidade digital nativa de valor e exchange emitida para facilitar o acesso e o uso do DAE. A distribuição inicial do ativo digital nativo seria naturalmente por pré-vendas privadas ou por uma venda pública, dependendo das necessidades de financiamento e considerações regulatórias.

TECNOLOGIA

Ao projetar os componentes inter-relacionados do DAE, os arquitetos podem se beneficiar das tecnologias existentes (e emergentes) resultantes do influxo maciço de dinheiro para o espaço de ativos digitais nos últimos dez anos. O benefício notável da filosofia do código-fonte aberto é que, de fato, existem enormes bibliotecas públicas e anúncios diários de desenvolvimentos de software que afetam o uso de ativos digitais. E, é claro, se recursos financeiros substanciais estiverem disponíveis diretamente para o DAE, os arquitetos terão os necessários para desenvolver uma tecnologia nativa inovadora.

ADOÇÃO

Obviamente, a eventual adoção mainstream é fundamental. Um ecossistema abrangente de ativos digitais deve, acima de tudo, ser convenientemente acessível e facilmente utilizável por todos aqueles que desejam ingressar na comunidade do DAE e participar de suas interações.

Portanto, em um DAE abrangente, uma exchange descentralizada se conecta a uma carteira pessoal, a um mecanismo de análise e a uma plataforma de recrutamento, tudo integrado em uma interface de usuário segura e fácil de navegar, para permitir que o indivíduo gerencie de maneira eficiente e inteligente todas as transações envolvendo a vasta gama de ativos digitais e blockchain existentes de tempos em tempos em todo o mundo, incluindo o ativo digital nativo emitido no DAE.

FILOSOFIA

A filosofia orientadora do DAE é a descentralização combinada com transparência, e o compromisso correspondente deve ser o de promulgar o código aberto com funcionalidade total para fazer propostas em uma estrutura robusta de governança comunitária, preparando-se para a operacionalidade da inteligência artificial na Internet das Coisas (IoT) em evolução. Os esforços devem ser dedicados ao desenvolvimento de um ecossistema de ativos digitais com base em empoderamento e independência, respeitando a conformidade legal.

REGULAMENTO E CONFORMIDADE

Embora alguns entusiastas de ativos digitais possam esperar que suas iniciativas tecnológicas sejam iminentemente produtivas com maior anonimato, privacidade e fungibilidade, essa ambição enfrenta sérios desafios.

Qualquer confusão ambiente regulatório atual não deve, de forma alguma, ser confundida com um exame e aplicação ineficazes. Os países soberanos levam a sério os predicados do KYC/AML e demonstram interesse em impedir abusos que possam perceber contra suas nações (e suas moedas). Um ecossistema prudente e inteligente de ativos digitais fará bem, não como um atalho e muito menos ignorando a conformidade legal adequada. De fato, tendo em vista as diversas abordagens regulatórias existentes em todo o mundo, a prudência exige que um ecossistema de ativos digitais componha e implemente políticas sólidas e melhores práticas pelas quais deve operar.

DKR

CUIDADO/AVISO LEGAL: Por favor, não tome nada do que está escrito neste editorial como conselho legal (ou, nesse caso, como conselho de qualquer tipo). Sempre se deve procurar aconselhamento dos próprios conselheiros e/ou de outros profissionais relevantes.

--

--

Volentix Brasil

A Volentix busca ser uma organização autônoma descentralizada (DAO) suportada pela comunidade.