Meus relatos de retiros

1- Meditação: Estados alterados, Poderes e Paz (julho de 2016)

Sinopse: “Compartilho aqui minhas vivências com as religiões indianas e a meditação, incluindo experiências com os estados alterados de consciência (jhanas), retiros espirituais e outras descobertas”.

Esse é o livro em que conto sobre o retiro que fiz num mosteiro budista em 2012. Foi meu primeiro retiro longo num mosteiro (cerca de um mês).

Na primeira metade do livro falo sobre meditação e religiões indianas. Na segunda metade é o relato.

Para registrar nesse livro, eu cortei o relato original praticamente pela metade e não coloquei as fotos.

2- Visitando Bruno (março de 2017)

Sinopse: “Relato de um retiro de cinco semanas num mosteiro católico semi-eremítico inspirado por São Bruno. Meus pensamentos sobre o papel do cristianismo e das religiões no mundo de hoje”.

Esse livro segue o mesmo formato do primeiro: na primeira metade falo sobre cristianismo. Na segunda metade é o relato do retiro: meu primeiro retiro longo num mosteiro católico.

Também tirei várias partes do relato e não coloquei as fotos.

Na época em que escrevi esses dois primeiros livros eu não me sentia à vontade para contar tudo, o que resultou em relatos um pouco mais frios e sem vida.

3- O Deus Escondido (março de 2018)

Meu segundo retiro de cinco semanas num mosteiro católico. A partir de 2018 comecei a ficar com preguiça de fazer a versão impressa dos meus livros, incluindo capa. Então só tem o PDF.

Em compensação, esse é um relato detalhado, já que tive acesso ao wi-fi nesse mosteiro, do início ao fim do retiro. Nos dois primeiros retiros, eu não acessei a internet em nenhum momento e nas poucas vezes em que contatei minha família foi por telefone ou por carta (a carta era escaneada e enviada por e-mail pela única pessoa no mosteiro que tinha acesso à internet, para a resposta chegar mais rápido).

4- Ele é maravilhoso (agosto de 2018)

Meu terceiro retiro longo, também com cerca de cinco semanas. Esse foi um retiro peculiar, pois com exceção dos três primeiros dias e do último dia, em que eu estava num mosteiro diferente, eu só tive acesso ao wi-fi uma vez por semana, por 1h.

Sendo assim, o registro desse retiro não está tão detalhado, já que anotei as coisas num caderno. Também há menos fotos.

No entanto, esse é um retiro diferente de todos os outros, pois foi um retiro guiado, com atividades e palestras e dele participaram umas trinta pessoas, além de mais de cem monjas e muitos padres diferentes.

5- Deserto de Deus (março de 2019)

O retiro que acabei de voltar, com duração de cerca de um mês. Tive acesso ao wi-fi quase todos os dias, então foi bem detalhado e com muitas fotos.

Casa do Coração Puro (setembro de 2017)

Sinopse: “Relatos da minha viagem para a Índia, incluindo um período de 10 dias de trabalho voluntário com as Missionárias da Caridade da Madre Teresa, em Calcutá”.

Esse não foi um retiro, mas foi um relato com fotos. Então resolvi incluir aqui também. Até queria ter feito um retiro, mas a viagem foi decidida meio em cima da hora e não deu tempo de achar e contatar um mosteiro.

Gostaria de lembrar que não é fácil compartilhar relatos desse tipo. É muito mais fácil compartilhar livros de ficção, pois em livros de relatos é algo muito mais pessoal. Naturalmente, muitas pessoas irão discordar de visões que expresso nos livros. Mas eu consigo conviver com isso. Estranho seria se todos concordassem. Somos pessoas diferentes e com criações e vivências diferentes.

Nem todos possuem o tempo e a vontade de fazer retiros religiosos, mas podem ter curiosidade de saber como é. Então eu quis dividir o que vivi e o que senti. Ou mesmo para aqueles que já fizeram, às vezes é legal ver a perspectiva de outra pessoa. Eu mesma gosto de ler relatos desse tipo.

Não sei se farei outros retiros religiosos no futuro. Então esses registros ficarão como lembrança.

Para quem tiver interesse em ler, acrescentei o link dos PDFs de cada livro nos títulos em negrito. Se alguém não conseguir baixar, é só falar comigo que eu envio.