Quem nos manipula?

Desde já peço desculpa pelo textão esquerdopada, também peço perdão se por acaso eu parecer ofensivo, a intenção não é essa, até porque não tenho nada contra a sua pessoa.

A sua pergunta é muito boa mesmo, acredito que se nós brasileiros fizéssemos essa pergunta mais vezes talvez pudéssemos estar em uma condição diferente, “mais tranquila, mais favorável”.

Por quem o povo brasileiro é manipulado?

Não são poucos os que tem o costume histórico de manipular este povo. Em primeiro lugar devido a repercussão causada pelas últimas notícias, o nosso atual governo, sim, o PT manipula o povo, porém nosso governo não composto somente por este partido, são muitos, são dezenas de partidos, todos querendo um pouco mais de poder e para isso nos manipulam nas campanhas eleitorais, quando saem nas ruas dentro de carro conversíveis acenando para as pessoas nas calçadas, posam para fotos com crianças que jamais saberão nem se quer o nome no colo, abraçando moradores de rua, etc. Não é exclusividade do PT? Não, não é, todos os partidos fazem isso. Mas não somos somente manipulados pelos “políticos” somos manipulados pela grande mídia, quando pagam para pessoas escolhidas fingirem ser cidadãos comuns e darem entrevista em rede nacional, somos manipulados quando os jornais das grandes emissoras só falam de algumas notícias e escondem outras, tentando fazer com que notícias “bombásticas” que na verdade são noticias um pouquinho distorcidas para serem um pouco mais sensacionalista, quando fazem questão de divulgar o nome de pessoas envolvidas em escândalos só por terem um cargo de representante religioso de certa denominação.

O povo brasileiro também é manipulado por grandes empresas de marcas famosas que tem um selo de empresa socialmente responsável, mas em outras unidades dentro e fora do país usam mão de obra escrava, ou quando cobram fortunas por produtos altamente supérfluos, que em suas propagandas caríssimas insistem em nos dizer que sem aquele determinado produto não seremos aceitos como pessoas bem sucedidas.

O povo brasileiro é manipulado quando instituições religiosas que pregam ódio e segregação determina que se ele não se vestir com determinadas roupas, ter determinado comprimento de cabelo, não é uma pessoa digna de um lugar no paraíso, ou que pessoas que são diferentes deles, que pensam diferentes deles não são dignos nem do seu respeito.

O povo brasileiro é manipulado quando eu determino que minha mulher deve obedecer a mim, simplesmente por eu ser homem.

O povo brasileiro é manipulado por mim, sim, eu manipulo meus irmãos que trabalham na mesma empresa que eu, que são funcionários assim como eu, quando este é hierarquicamente inferior a mim, e para ganhar alguma promoção aumento suas metas, e ainda coloco que se ele não consegue atingir essa meta tem várias pessoas que estão desempregadas e que gostariam de estar no lugar dela.

O povo brasileiro é manipulado, eu sou manipulado, eu manipulo.

Mas tenho esperança em uma mudança, não a simples mudança de partido na posição de governante, mas a esperança como diz nosso irmão Paulo Freire, esperança do verbo esperançar, não do verbo esperar.

E com essa esperança no coração procuro despertar para a realidade, procuro também sempre me lembrar quem são os que nos manipulam, não para que eu deixe de ser manipulado como num passe de mágica, mas para que eu não esteja junto daqueles que estão manipulando nossos irmãos.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.