RESENHA: Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas — José Saramago e Jorge Amado
Não que tenha sido um livro profundo e intenso, como as obras de Saramago; tão pouco envolvente e ardente como os de Jorge Amado; mas conhecer um pouco da intimidade e, principalmente, da amizade e admiração mútua entre dois expoentes da literatura mundial nos mostra o quanto precisamos manter e também criar vínculos. Mesmo que essas aproximações aconteçam numa fase da vida onde todas as decepções e frustrações não facilitem a chegada do desconhecido, do diferente, como foi o caso deles.

É engraçado ler essa obra num período tão tecnológico quanto o atual: as correspondências, e até o aparelho de fax, estavam lá, trabalhando como nunca e que possibilitaram essa troca de mensagens, carinho e causos. A imaginação, aqui nesse texto, é válida e me pergunto: como seriam esses contatos entre os dois com a tecnologia do século 21? Será que Saramago iria aderir a troca de mensagens de áudio, vídeos e textos com Jorge Amado por WhatsApp? E nosso brasileiro ficaria com o celular em mãos durante seus momentos de descanso nas redes do Pelourinho?
Imagino que não. Por mais que a comunicação tenha evoluído e esteja mais fácil agora, olhando essas trocas de correspondências e faxes, poderia ser difícil notar o quão importante e relevante era essa amizade. Fico com o que Saramago disse certa vez, comentando sobre o crescimento dos usuários do Twitter e seus 140 caracteres:
Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido. (detalhes da entrevista aqui).

Com o término do livro fiquei com a impressão de que Saramago e Jorge Amado seriam ótimos personagens daquelas histórias onde um personagem não teria sentido sem o amigo confidente, aventureiro ou regrado. Imagino que eles, ao trocarem essas cargas e mostrarem tamanha proximidade mesmo com um mar no meio, deixaram mais um legado para nos inspirarmos em escrever e relembrar da importância da amizade, independentemente do momento que ela ocorra.
Livro: Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas
Autor: José Saramago e Jorge Amado (Organização: Paloma Jorge Amado e Pílar del Rio)
Editora: Companhia das Letras
Nota: 4 estrelas (de 5)
Link na Amazon
