RESENHA: Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas — José Saramago e Jorge Amado

Wilkner Anderson
Sep 4, 2018 · 2 min read

Não que tenha sido um livro profundo e intenso, como as obras de Saramago; tão pouco envolvente e ardente como os de Jorge Amado; mas conhecer um pouco da intimidade e, principalmente, da amizade e admiração mútua entre dois expoentes da literatura mundial nos mostra o quanto precisamos manter e também criar vínculos. Mesmo que essas aproximações aconteçam numa fase da vida onde todas as decepções e frustrações não facilitem a chegada do desconhecido, do diferente, como foi o caso deles.

Capa do livro Com o mar por meio. Uma amizade em cartas.

É engraçado ler essa obra num período tão tecnológico quanto o atual: as correspondências, e até o aparelho de fax, estavam lá, trabalhando como nunca e que possibilitaram essa troca de mensagens, carinho e causos. A imaginação, aqui nesse texto, é válida e me pergunto: como seriam esses contatos entre os dois com a tecnologia do século 21? Será que Saramago iria aderir a troca de mensagens de áudio, vídeos e textos com Jorge Amado por WhatsApp? E nosso brasileiro ficaria com o celular em mãos durante seus momentos de descanso nas redes do Pelourinho?

Imagino que não. Por mais que a comunicação tenha evoluído e esteja mais fácil agora, olhando essas trocas de correspondências e faxes, poderia ser difícil notar o quão importante e relevante era essa amizade. Fico com o que Saramago disse certa vez, comentando sobre o crescimento dos usuários do Twitter e seus 140 caracteres:

Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido. (detalhes da entrevista aqui).

Sim, ganhei um autógrafo da Paloma Jorge Amado e da Pilar del Rio no lançamento em SP (minha namorada ganhou um beijo da Pilar… fiquei com inveja, muita, eu confesso!)

Com o término do livro fiquei com a impressão de que Saramago e Jorge Amado seriam ótimos personagens daquelas histórias onde um personagem não teria sentido sem o amigo confidente, aventureiro ou regrado. Imagino que eles, ao trocarem essas cargas e mostrarem tamanha proximidade mesmo com um mar no meio, deixaram mais um legado para nos inspirarmos em escrever e relembrar da importância da amizade, independentemente do momento que ela ocorra.

Livro: Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas

Autor: José Saramago e Jorge Amado (Organização: Paloma Jorge Amado e Pílar del Rio)

Editora: Companhia das Letras

Nota: 4 estrelas (de 5)

Link na Amazon

Wilkner Anderson

Written by

Formado em Jornalismo e também em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Faz 10 anos que trabalho com projetos e testes de software .

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade