SE VOCÊ NÃO SABE SE ORGANIZAR, COMECE COM ESSES 3 PASSOS BÁSICOS!

E se você se organizar?

Muitas pessoas não alcançam a produtividade desejada no trabalho não porque não têm conhecimentos ou habilidades suficientes, mas pela falta de organização!

Mas se organizar requer gestão do tempo, o que nem sempre é um tarefa fácil: Pois muitas vezes é necessário livrar-se de uma série de vícios adquiridos ao longo do tempo que impedem o profissional de alinhar suas atividades de acordo com o seu tempo disponível.

Pergunta: Quantas pessoas você conhece, que iniciam uma tarefa e, assim que surge a demanda por outra, abandonam aquela, e assim sucessivamente?

Provavelmente muitas. Ao final do dia, essas pessoas certamente estarão com diversas atividades “pela metade” e provavelmente não terão conseguido concluir sequer uma.

No entanto, se você se enquadra nessa conduta, tente começar seguindo esses três passos abaixo para adquirir o hábito de se organizar:

1 — Organização física:

  • Procure manter suas ferramentas de trabalho sempre no mesmo lugar.
  • Assim que terminar de usar um objeto, guarde-o em seu lugar (colocar a cada dia em uma gaveta diferente é tão improdutivo quanto deixar sobre a mesa).

Imagine que você pode enfrentar um dia corrido no trabalho e perder tempo procurando objetos simplesmente porque não lembra onde os deixou pode prejudicar o seu desempenho muito mais do que você imagina. Portanto, comece já a se organizar estabelecendo lugares físicos para cada um dos objetos que você utiliza no trabalho. E não se esqueça de retorná-los para lá assim que terminar de usá-los.

2 — Organização de atividades:

Agora que o seu material de trabalho está organizado, vamos partir para o próximo passo. Você tem um tempinho ocioso às segundas-feiras de manhã?

Aproveite para organizar e a sua semana:

Faça uma projeção de quanto tempo precisará para cada tarefa e estabeleça prioridades.A cada dia, você pode reservar 30 minutos para planejar. Tenha também um gerenciador de tarefas, para ajudá-lo a não se esquecer de nenhuma atividade.

Dessa forma, você terá uma visão geral sobre o seu dia de trabalho: se uma atividade levar mais tempo que o esperado, você saberá como agir para não atrasar o dia todo.

3 — Organização das metas:

Aonde você quer chegar com a sua empresa? Se o seu objetivo é crescer no mercado, você precisa traçar metas para isso.

  • Faça um mapa dos seus sonhos profissionais e identifique os recursos necessários para torna-los reais.
  • A partir daí, defina ações para conseguir estes recursos e estabeleça datas para o cumprimento de cada etapa.
  • Descreva um caminho a ser seguido para conclusão.
  • Coloque em prática.
  • Caso alguma etapa falhe ou leve mais tempo que o esperado, não desanime.
  • Refaça o planejamento quantas vezes forem necessárias

No entanto, se você ainda sente-se inseguro para colocar essas dicas em prática, a ZPM pode ajudá-lo. Trabalhamos com softwares para organização de tarefas, que podem aumentar a sua produtividade e, consequentemente a sua autoconfiança.

Com as nossas soluções, você tem total controle sobre o seu tempo. Basta inserir as informações e terá acesso a elas em tempo integral. Além disso, ainda é possível configurar lembretes. Ou seja, com o ZPM você economiza tempo e energia em suas tarefas.

Acesse: www.zpmtask.com/brasil e teste gratuitamente por 30 dias! GANHE 30 minutos de coach com um especialista em gestão do tempo e atividades!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

A Importância da Organização Pessoal no Local de Trabalho

Pasos Fundamentais Para a Implantação da Gestão de Tarefas na Sua Empresa

Seu Problema é a Procrastinação? Elimine Este Vício Com a Gestão de Tarefas