Corrupção não é o problema é só o sintoma

malas encontradas no apartamento do ex-ministro Geddel

Todos sabem que as pessoas procuram o caminho mais fácil, se as calçadas são mal cuidadas as pessoas irão andar na rua, se para abrir uma empresa ira demorar meses as pessoas pagarão propina para agilizar o processo.

Isso é natural mas se uma pessoa que está andando no meio da rua é atropelada as pessoas atribui a culpa ao pedestre mesmo sabendo que é o normal andar nas ruas.

E no mesmo sentido as pessoas ficam furiosas com empresas corruptas mas essas mesmas pessoas desrespeitam as regras todos os dias de maneira natural.

As construtoras investigadas na Operação Lava Jato não são corruptas por terem executivos mal caráter, é simplesmente como o setor funcionava como o governo tem um grande controle na economia e está envolvido em todas as grandes obras de infraestrutura e como o governo é corrupto contratava a empresa que pagava mais propina e quem não era corrupto estava fora desse setor.

Corrupção não é um problema é a consequência mas ninguém sai nas ruas pedindo para atacar as causas, não há protestos pedindo mais transparência no governo, para diminuir o tamanho do governo, temos protestos pedindo para diminuir o preço da passagem do ônibus mas não pedindo para abrir as contas e contratos das empresas de ônibus, temos protesto pedindo o impeachment da Dilma mas não tem protesto contra a politica econômica dela, ao contrário os candidatos mais bem avaliados nas pesquisas de intenção de voto refletem as ideias da Dilma.

Se tivesse objetivo de diminuir a corrupção estariam pedindo para diminuir a burocracia, o controle do estado sobre a população, deixar o sistema tributário mais simples e eficiente, deixar os gastos mais transparentes para qualquer cidadão poder fiscalizar.

E é interessante que por mais que os brasileiros digam que não querem mais corrupção parece que seja da esquerda ou da direita querem dar mais poder ao governo, pedem mais censura, mais regulamentação, mais proibições praticamente querem que o estado controle a vida de todo mundo para que todos vivam de acordo com o que um individuo acredita ser adequado.

E assim com um estado controlando tudo e as pessoas tendo que pedir permissão para qualquer coisa cada vez mais pessoas terão que ser corruptas para conduzir seu dia a dia, graças aos brasileiros querendo controlar a vida de todos.