A maldição da inteligencia

Você como pai/mãe foi fortemente orientado a estimular seu filho(a) fazendo incansáveis elogios. E você como filho(a) queria morrer de ódio quando ouvia:

Não fez mais nada que a sua obrigação — Mãe, Minha

Desde cedo eu fui rotulada como “Inteligente”, ao descobrir que ao possuo dislexia e esse era o motivo de eu ir mal na escola, fui bombardeada com nome de grandes gênios da humanidade que também possuíam dislexia. Com o objetivo de não deixar a minha autoestima baixar, pois eu ter dificuldade na escola, acabaram por criar um estigma enorme na minha auto estima, provavelmente com uma unica frase que ecoa na minha cabeça até hoje: “Portadores de dislexia tem por natureza o Q.I. mais alto que a média”

O resto parece ter sido simples, adorava ciências, química, física, até matemática, adorava ficar vendo inúmeros documentários no Discovery Channel, NatGeo. lia super interessante, aprendi calculo de integral e derivada ainda no ensino médio. Mas pergunta quantas feiras de ciências eu participei? nenhuma. qual a minha nota nessas matérias? medianas. por que? por que eu não tinha nota de caderno ou de atividades complementares

Um dos filmes que mais me identifico advinha qual é? Gênio indomável, no filme matt damon é um cara super inteligente, mas que trabalha de faxineiro, ou de pedreiro, ou com nada que precise usar o seu intelecto, nada que o force a viver essa inteligencia

Fico pensando que tenho quase 30 anos e em tudo aquilo que eu já iniciei. todas as carreiras que eu iniciei e possivelmente teria decolado se apenas eu me esforçasse o suficiente. Eu sou ávida por conhecimento, mas péssima em realizar esforço. o fato de sempre elogiarem a minha inteligencia fez com que sempre que algo da errado me faça pensar que talvez então eu não sirva para aquilo, que eu não seja boa naquilo, ou pior, que deve haver alguma outra saída cuja inteligencia possa me ajudar a resolver

Não é um puro mimimi, há vários estudo sobre o caso, livros como o do O Malcom Gladwell escreveu sobre a superestimação do talento, chamado “Fora de Série” (“outliers”).

Lembro perfeitamente que estava na quinta série e estava fazendo uma prova de ciências, que eu possivelmente teria tirado 10, mas a prova estava muito fácil, isso não faria eu me destacar, não mostraria ao meu professor o quão inteligente eu era, foi ai que resolvi argumentar que “estudos recentes apontam” que o ar não era invisível. Eu era uma criança de 10 anos ok?

Inteligencia… criatividade… como posso desperdiçar isso sendo.. medíocre!? Falta de esforço. Tanta inteligencia me faz cobrar um nível elevado de qualidade acima das minhas capacidades no momento. é diferente de perfeccionista. è basicamente que eu não posso aceitar “assinar” uma obra que fique abaixo do que eu considero que as pessoas esperam de alguém “tão inteligente”

“Às vezes eu queria não ter te conhecido. Assim eu poderia ir dormir à noite sem saber que tem alguém como você por aí.” — Gênio Indomável

Sim… a inteligencia é muitas vezes uma maldição.. por que faz as pessoas esperarem mais de você em qualquer coisa. A inteligencia é matéria prima. “mas vocês é tão inteligente…” pouco importa se você está tentando bolar um algorítimo matemático ou apenas abrir um canal no youtube. Você é inteligente, você devia conseguir. Isso quando não e comparam a outras pessoas inteligentes “fulano fez um programa de celular e está rico. por que você não faz um?”

Esse texto mesmo é um exemplo, não escrevi ele todo de uma vez, parei e quase desisti. Este “canal” no medium, está tendo pouca visualização. querem a postar que se continuar assim eu desisto também?