Photo by Heather Ford on Unsplash

Ux Writing Challenge — Day 14

O último dia chegou, e eu venho aqui com 14 desafios cumpridos, dos 14 desafios prometidos. Estou um tanto orgulhosa de mim mesma, já que esse é o primeiro desafio que eu completo. E, na verdade, foram dois! Escrever e postar aqui foi um adicional que acrescentei por conta própria. E que bom que assim fiz!

Já tinha ensaiado um começo no medium, sem muito sucesso. Agora que cheguei, vim para ficar. O mundo do microcopy é gigante e cheio de nuances para explorar e eu estou apenas começando.

Mas, para dar vazão ao meu sentimento de dever cumprido, vou logo à tarefa de hoje, que é essa:

e-mail recebido do #uxwritingchallenge | https://dailyuxwriting.com

O cenário é uma usuária que está fazendo compras e usando um aplicativo de comparação de preços que ostenta precificar os itens “EM TEMPO REAL”. Enquanto está checando o preço dos ovos, algo da errado no aplicativo, massss, o erro é desconhecido.

Uma pausa aqui para dizer que dia desses mesmo escrevemos e pesquisamos sobre telas e mensagens de erro. Aliás, será que passamos um dia sequer sem receber uma mensagem desse tipo de algum aplicativo ou device? Esse assunto ainda está bem fresco na minha cabeça e foi uma grata coincidência. Não que tenha facilitado muito as coisas, viu?

O desafio é desafio mesmo, contraditório e tudo. Preciso escrever uma mensagem que informe a usuária que ela não pode acessar o app nesse momento. Ao mesmo tempo, eu não posso especificar qual é o erro mas eu quero que ela continue usando o app.

Interpretei que ela não conseguirá utilizar aquela página do app, mas poderá ser redirecionada para outra que funcione graças ao link que leva a uma dica.

A dica foi a seguinte:

Me agarrei no “Click here to go back to a page that works, hopefully” e foi daí que surgiu todo o texto.

Headline: Oops, it seems something went wrong :(

Body: We couldn’t complete your search. Don’t worry, our bug hunters are working so you can hunt the best prices.

For now, how about checking on a page that works?

Button (1): Sounds nice

Button (2): I wanna try again

Tive dificuldade de ater aos caracteres hoje e achei interessante adicionar mais uma alternativa. A mensagem de erro foi genérica, mas personalizada. A gente sabe que você tá caçando os melhores preços e estamos caçando o bug para que você possa voltar a encontrá-los, não se preocupa.

As duas opções de botão fazem a usuária permanecer no aplicativo, de uma maneira ou outra. Ela pode tentar novamente ou pode ser redirecionada para uma outra page, uma que funcione, dessa vez.

Vejam que eu não fiz grandes alterações no texto que peguei como base. Achei que ele se encaixou bem no contexto e completou a informação. Como eu escrevi ontem mesmo, essa mensagem de erro passa segurança (há alguém trabalhando para resolvê-lo) e tranquilidade (que, na verdade, acho que se traduz melhor em confiança — a usuária tem alternativas e uma mensagem de retorno).

Por hoje, é só. Não vou me estender, mas digo que volto para contar um pouco mais de como foi essa experiência de #dailyuxwritingchallenge.
Obrigada pela mini jornada!