Ux Writing Challenge — Day 3

barbarela
2 min readJan 2, 2019

Mais um dia de #dailyuxwritingchallenge e seguimos firmes e fortes, palmas. Gostaria de fazer um adendo de que estava pensando bem mais no "copy" do que no user experience nos últimos dois desafios, confesso.

Massss, o e-mail do dia chegou e me deu um “wake up call”:

e-mail recebido do Ux Writing Challenge | https://dailyuxwriting.com.

O cenário: uma usuária que preencheu o e-mail errado para entrar na sua conta. O desafio: falar para a usuária entrar com o e-mail correto em 40 caracteres, no máximo. Simples, sucinto e totalmente focado em experiência.

Eu tenho certeza que já li algo sobre Ux Writing e acesso com e-mail errado em algum artigo do Medium. O ímpeto de buscá-lo nesse momento foi bem forte, mas eu resisti bravamente.

Cheguei nesse resultado:

Hmm, we don’t know this email. Try again?

O limite de caracteres faz milagres, já que o meu primeiro pensamento é sempre o de “‘mais é mais”’quando se tratam de palavras. É um trabalho e tanto lapidar e reduzir. Foram 34 caracteres e um tanto mais que 10 minutos quebrando a cabeça. A ideia foi ser amigável e clara, mas com uma mensagem diferente da maioria. Errei propositalmente o meu e-mail em alguns sites para notar a mensagem que eu recebia, e ela foi exatamente a mesma em todos eles.

Vou te contar que esses 14 dias tem sido os primeiros em que pratico o Ux Writing de fato, e tenho ficado cada dia mais apaixonada. Trabalho com textos e comunicação, sei do poder que as palavras tem em simplificar e melhorar o dia de uma pessoa e o entendimento dela sobre alguma coisa. Mas ver o impacto que a gente recebe de palavras em pequenas — e aparentemente irrelevantes — comunicações todos os dias é especialmente inspirador e — tchã-dã — desafiador.

PS: para quem interessar, encontrei o artigo — muito bom, aliás — que falei ali em cima. Quem escreveu foi o Ben Hersh, product designer do Dropbox, e ele recomenda 3 princípios para um bom Ux Writing, é o The Riddle of UX Writing — User Friendly. Ah, e eu juro que só procurei depois de ter terminado a escrita. Até amanhã para mais um dia, dessa vez, sendo mais expressiva, amigável e clara.

--

--