Lei da gratidão

Sabem a ‘ Lei da Atração’, um tema que rendeu milhões para a autora Rhonda Byrne com o best seller “O Segredo”? Talvez você ache apenas uma grande baboseira ou uma maneira de fazer as pessoas comprarem um livro com a intenção de mudar a vida delas, ou pode ser que você acredite e até esteja tentando aplicar a técnica na sua vida.

Independente do seu grau de fé sobre esse assunto, eu queria dizer que o negócio realmente funciona. Não do modo como é descrito, que é apenas mentalizar para que as coisas aconteçam. Quando eu li o livro e vi o documentário, a verdade é que eu achei aquilo um tanto exagerado. Como é que o Universo vai simplesmente dar tudo o que eu peço para ele, como se ele fosse um grande gênio da lâmpada?

Se eu tivesse inventado a Lei da Atração eu a chamaria de “Lei da Gratidão”. Porque um dos grandes empecilhos para as pessoas chegarem a atrair para a seus desejos, é que elas nunca estão satisfeitas ou gratas pelo o que elas já tem. O sucesso, ao me ver, se baseia na comemoração das pequenas conquistas.

Nós conseguimos muitas coisas, mas esse sentimento de nunca estarmos satisfeitos com o que a vida oferece é o que nos impede de enxergar “as dádivas”. Apenas quando nos sentimos gratos é que passamos a enxergar outras coisas positivas aparecendo na nossa vida.

Quando somos ingratos e não damos importância para a vida que a gente leva, a tendência é que ela não mude nunca.

Eu acho que é tudo uma questão de olhar. Os pensamentos positivos tem poder. Eles mexem com nosso cérebro e nos trazem motivação para tornarmos nossos sonhos reais. Algumas oportunidades aparecem, mas na verdade o mérito não é apenas de Deus, ou de alguma força poderosa do Universo, mas vem principalmente de você.

Não é mágica, é um processo que pode ser explicado pela neurociência. Ao termos gratidão, ativamos no nosso cérebro o “sistema de recompensa” , localizada numa área chamada núcleo accumbens, proporcionando bem estar, satisfação e autoestima.

Quando nos sentimos realizados liberamos dopamina, aumentando a sensação de prazer, e também ocitocina, um hormônio que estimula afeto e tranquilidade e que faz as pessoas lidarem melhor com o medo, a ansiedade e fobia.

Portanto, pessoas gratas têm emoções positivas e tem maior satisfação com a vida e otimismo responsáveis para alcançar êxito em qualquer atividade. Mas é uma escolha. Para todas as metas que você quiser, você precisa acreditar que merece e é capaz de realizar todos os seus sonhos.

Ao invés de acordar e reclamar que tem que acordar cedo para ir ao trabalho, seja grato por ter um trabalho. Não reclame que a sua família não é do jeito que você queria, seja grato por ter uma família que te ama e te apoia.

Agradeça por todas as pessoas que aparecerem na sua vida. Se permita viver todas as experiências e oportunidades que surgirem. Amor e gratidão, são as Leis mais poderosas.