Comunicação do Forte Itaipu

Uma visão das Relações Públicas Militar

Laura Bonini

Caminhada ecológica 8km do Forte Itaipu.

“Hoje o 2º GAAAe (2º Grupo de Artilharia Antiaérea) está sediado na cidade de Praia Grande –SP, no bairro Canto do Forte e tem a missão de: “Realizar a Defesa Antiaérea no âmbito da Defesa Aeroespacial Brasileira e participar da Segurança Integrada no Comando Militar no Sudeste”.A Fortaleza de Itaipu é um complexo sob jurisdição do Governo Federal, administrado pelo Exército Brasileiro, sede do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea (2° GAAAe) — “Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha”, que engloba um sítio histórico onde estão situados os Fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Barros.”

Em uma entrevista com o Sargento Allan Kardec, um dos responsáveis pelo setor de relações públicas do forte, a equipe de comunicação é constituída por profissionais formados em: engenharia, produção multimídia, Direito, Recursos humanos e militares em geral, porém, comicamente, não há nenhum profissional de Relações Públicas no setor. Sargento Kardec conta sobre a importância que o setor tem dentro da instituição:

“Promovemos diversos projetos e ações, tanto internas quanto externas, e isso fortalece a nossa relação com parceiros e a comunidade.”

A comunicação para a integração tem por objetivo integrar a população e divulgar a imagem da instituição. “O 2° grupo de artilharia antiaérea do exército promove ações como a Caminhada ecológica que reúne cerca de 2.000 pessoas por ano e além das belezas naturais do local, os caminhantes têm a oportunidade de conhecer as edificações da centenária Fortaleza de Itaipu, construída a partir de 1902.” Diz Kardec. Durante o passeio, são distribuídos frutas, picolés e brindes, há exposições de material ambiental e de material de artilharia antiaérea.

Quanto a Comunicação interna do 2° GAAAe é estruturada não somente para os militares, mas também para os seus familiares. O setor de RP organiza caminhada para os familiares dos militares para que conheçam o quartel e o sítio histórico do Forte Itaipu, fornece Folders e projeta campanhas também para as famílias.

Promovem jantares de despedida para militares que deixam a base e de recepção para novos militares.

Há um portal interno, há também a disposição de materiais como manuais de integração, e um ramal telefônico dentro do quartel, para estreitar a relação da alta administração do exército com os soldados, deixando claro a atuação das técnicas de comunicação dirigida trabalhadas pelo setor de relações públicas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.