
Por que tatuei o rabisco mais poderoso da história?
Frequentemente me perguntam os motivos que me levaram a fazer minhas atuais 13 tattoos. Uma das que causa mais indignação nos curiosos é esta da capa.
Ah, eu sei. Imagino a cara que você, leitor(a), fez ao se deparar com tal rabisco: "Que p!#$%@#$% é essa? "
Camarada, esse é o rabisco mais fantástico da história.
É chamada de "Árvore da Vida", e foi feito pela primeira vez em 1837, no caderno de anotações do nosso aniversariante do dia: o barbudão Charles Darwin! É uma metáfora utilizada para descrever a relação entre os seres vivos e extintos, e ilustra sua ideia de descendência com modificação ao longo do tempo. É a única ilustração no livro " A Origem das Espécies".

Ele é envolvido em mistérios. Veja a primeira frase: "Eu penso". Em todo o resto do livro ele pensou e escreveu, mas aqui não. Ele pensou e esquematizou seu pensamento na forma de diagrama para si. O esquema mostra relações entre possíveis "espécies" A, B, C e D com o número 1, talvez o ancestral comum a todas as letras. O texto é meio complicado de decifrar, e é discutido até hoje. Assim como Dawkins escreveu em "A Magia da Realidade" acho fascinante ler anotações feitas por figuras tão importantes como C. Darwin, escrita sem intenção de publicação.
Daí para colocar na pele, foi um passo.
A ideia da árvore para explicar a Evolução Biológica (e não a origem da vida) foi muito inteligente. Dawkins, no mesmo livro, utiliza um exemplo bem simples:
"Uma árvore com um tronco único (ancestral comum) que vai produzindo seus ramos, estes produzem sub-ramos que apresentam sub-sub-ramos. A ponta final seriam as espécies, e os demais grupos — classe, ordem, família, gênero — seriam os ramos e sub-ramos. Completa, essa árvore representa toda a vida na Terra"-Richard Dawkins, em A Magia da Realidade (2012).
Assim, quanto mais semelhanças estruturais e genéticas os organismos compartilham, mais relacionados são e estão em galhos próximos na Árvore da Vida (isso não é fantástico???).
É claro que esse esboço foi sendo modificado (até mesmo por Darwin em "A Origem das Espécies") durante os últimos 157 anos, principalmente com o surgimento da genética e biologia molecular. Mas meu encantamento permanece nele. No marco zero do pensamento visual e esquematizado do caderno de anotação pessoal, antes do mundo conhecer o papel dos genes e a estrutura do DNA, por exemplo.
Parabéns Mestre!
