Retina Latina — Filmes latinos online e de graça

Brasileiro tem mania de achar que não é latino-americano e de priorizar o que vem dos EUA. Isso se dá em muitas esferas e o cinema é uma delas. A distribuição de filmes mais comerciais no Brasil se divide em maioria de salas ocupadas por produções Hollywoodianas e uma parcela de salas ocupadas por comédias novelescas nacionais. Os filmes menos badalados e que são exibidos em cinemas específicos, em um circuito alternativo, são majoritariamente europeus.

Em consequência desses padrões de distribuição, os filmes latinos costumam não alcançar muita gente, isso quando estreiam por aqui. Os mais frequentes talvez sejam os argentinos, principalmente se tiverem o ator Ricardo Darín, que é pop entre a galera que procura o cinema do circuito B, no elenco. Por isso é importante falar de iniciativas que circulem produções latinas.

O Retina Latina é uma dessas iniciativas e é a primeira plataforma digital de difusão e promoção de cinema latino-americano, lançada em março de 2016 e totalmente gratuita. Em sua apresentação consta que o objetivo da iniciativa é colaborar com a circulação das cinematografias de modo a ultrapassar as fronteiras nacionais e articular intercâmbios culturais através da diversidade. Pretende também potencializar o alcance dos curta metragens e dos documentários.

Home Page do site

Os filmes estão disponíveis para o território latino-americano e o Caribe. São filmes do Uruguai, Peru, México, Equador, Colômbia e Bolívia, que se dividem entre curtas e longas, ficção e documentários. No site, além dos vídeos, é possível ler notícias sobre cinema e resenhas. Infelizmente ainda não há legendas em português mas para ter acesso basta fazer um cadastro e prestigiar as produções dos nossos vizinhos.