O que significa hoje, a sonda New Horizons ter chegado até Plutão?

A exploração espacial, a importância de atingir os limites do nosso sistema solar não tem haver apenas com compreender o nosso lugar no universo, que sinceramente é superestimado, mas é a representação da vitória da esperança sobre a ignorância, é a conquista do conhecimento sobre a obscuridade.
Pois na exploração espacial não há outra meta que não seja conhecimento. Não há verdadeiramente lucros envolvidos, ou tampouco a preponderância de poder militar e econômico, pois a conquista de saber mais sobre Plutão ou qualquer outro planeta do sistema solar é uma conquista da humanidade, e essa natureza filosófica do saber científico supera enormemente quaisquer barreiras culturais e de gênero.
Isso porque o único momento que nos vemos como humanidade é quando olhamos de fora para o nosso ponto azul no Sistema Solar, é o insight de que nada mais somos do que uma vírgula superestimada no universo e que se quisermos realmente mostrar nosso valor deveremos ir além das barreiras artificiais do sectarismo religioso, do preconceito de raça, de gênero e superar os níveis de estupidez que levaram a humanidade a legitimar o fascismo e o nazismo.
É a esperança que move essa busca, que leva o homem às fronteiras, que nos permite ir aonde nenhum homem jamais esteve.