abeLLha newZZ #2

abeLLha
abeLLha
Jun 13 · 4 min read
Se inscreva na abeLLha newZZ!

13 de junho, 2019

Relatório Internet Trends 2019

Na última terça-feira, 11 de junho, a mita/musa Mary Meeker lançou a 24ª edição do relatório Internet Trends, durante o Code Conference, organizado pela Vox Media. O documento é considerado uma referência para todos que trabalham direta ou indiretamente com o mercado digital por ser um dos mais amplos de que se tem notícia. Há uma quantidade enorme de dados sobre tendências macroeconômicas, políticas públicas, de educação e emprego, além de um mar de análises setoriais.

Mas antes de contar as novidades do relatório de 2019, a gente sugere fortemente que você dê uma lida básica sobre a lendária analista e investidora Mary Meeker. Você pode fazer isso clicando aqui.

Se quiser assistir à apresentação da própria autora, tem tudo no YouTube. Se preferir a odisseia de ler as 333 páginas do Internet Trends 2019, fique à vontade, mas a gente vai resumir aqui pra você, porque o seu tempo não nasce em árvore, não é mesmo?

Tecnologia

As conclusões de Mary

A conclusão mais importante do relatório, na nossa opinião, é a estagnação do crescimento do setor nos Estados Unidos, que está saturado e não deve ter muitos novos usuários de internet daqui para frente. Isso é ainda mais importante porque acontece o oposto na Ásia, sobretudo China e Índia, os maiores concorrentes dos EUA. Juntos eles detêm um terço dos internautas (sim, usamos essa palavra até hoje, rs), e segundo o relatório, ainda têm muito potencial de crescimento.

Guerra comercial

Esses números, apesar de não serem nenhuma grande novidade, foram divulgados num momento em que está sendo travada uma espécie de batalha tecno-geopolítica entre as duas maiores potências do mundo. Estados Unidos, com cerca 9% do mercado da internet e China com 21%, brigam por espaço e prestígio internacional. O pano de fundo disso tudo é a corrida tecnológica pela implementação do 5G, uma ferramenta que deve sacudir a sociedade assim que estiver disponível. Quem conseguir chegar lá primeiro ganha o jogo. O episódio mais importante dessa brincadeira foi o banimento da gigante chinesa Huawei, líder no segmento 5G no mundo, pelo governo americano.

Caso você queira se aprofundar um pouco mais no assunto, esta reportagem da AFP publicada na IstoÉ, é um bom ponto de partida.

BraZZil

O relatório traz também informações interessantes sobre o Brasil e a América Latina, especialmente em relação a alguns players que tiveram destaque internacional, como a fintech brasileira Nubank, que dobrou de tamanho em um ano e já tem 9 milhões de usuários únicos. Mary também captou a tendência dos serviços de entrega por aplicativos na América Latina e o aumento de usuários e de concorrentes, como o mexicano Rappi, que está em sete países da região, incluindo o Brasil, e duplicou o número de entregas mensais em apenas quatro meses.

Mais gente online que offline

Pela primeira vez existem mais pessoas conectadas que offline, segundo o Internet Trends 2019. Se em 2017, 3,6 bilhões de pessoas ou 49% da população mundial tinha acesso à rede, em 2018 eram 3,8 bilhões, 51% do total. Ou seja, neste exato momento, você está conectado diretamente com a maioria dos cérebros do planeta! Achou distópico? Pois!

Sobre nóZZ

Levando a experiência do morro pro asfalto, do Rio pra Sampa

A abeLLha esteve causando no Festival Path, que rolou em São Paulo, na semana passada. O evento discutiu, entre outros assuntos, a realidade dos empreendedorismo e inovação na favela no painel Favela e asfalto: batendo um sincerão com empreendedores de base. O debate teve a participação da head de Transformação Digital da abeLLha, Beta Pontelo, que também comanda o programa de incubação do Favela Hub, no Rio de Janeiro. E ela deu a real quando perguntada sobre os desafios de se trabalhar com organizações que abusam do social washing:

“Sou da linha que vai e entra pela porta que abriu! Depois a gente aproveita a oportunidade para mostrar nossa visão e nosso valor, e firmar esse lugar de fala”. Anotou aí, né? Bom mesmo.

A palestra também teve a participação dos empreendedores João Souza, Camila Vaz e Hércules Laino, que falaram sobre os desafios da vida real quando se empreende na favela.


Gostou do conteúdo? Se inscreva na abeLLha newZZ!

Nós enviamos quinzenalmente as tendências sobre estratégia, gestão, tecnologia, negócios, startups, finanças, transformação digital e um pouquinho sobre nós mesmos.

abeLLha

Written by

abeLLha

Aceleramos a performance de equipes e startups por meio do nosso método, que as transforma em squads ágeis e eficientes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade